Queda de avião russo com prisioneiros ucranianos mata todos a bordo

Aeronave transportava 74 pessoas, entre eles 65 militares ucranianos que, segundo as autoridades russas seriam levados para uma troca de prisioneiros entre os dois países
Registro da queda da aeronave, seguida de explosão, feito por um morador da área. Foto: reprodução/ Reuters

Da Redação, com informações do g1

Setenta e quatro pessoas morreram após a queda de um avião militar russo nesta quarta-feira, 24, em Belgorod, cidade russa perto da fronteira com a Ucrânia. Entre os mortos estão 65 militares ucranianos que eram transportados na aeronave, disse o Ministério da Defesa russo.

O ministério acusou a Ucrânia de ter derrubado a aeronave e chamou a queda de um “ato de barbárie e terrorismo”. A agência de notícias RIA, citando a pasta da Defesa, disse que radares da Rússia detectaram o lançamento de dois mísseis ucranianos.

A Ucrânia ainda não havia se manifestado até a última atualização desta reportagem.

Ao cair, o avião explodiu, e todos a bordo morreram, segundo o governador de Belgorod, Vyacheslav Gladkov. Além dos 65 ucranianos, a aeronave levava também seis membros da tripulação e outras três pessoas, que não haviam sido identificadas até a última atualização desta reportagem.

O Ministério da Defesa russo afirmou ainda que os ucranianos que estavam no avião seriam levados para a fronteira entre os dois países para uma troca de prisioneiros com russos detidos na Ucrânia.

Um morador da região registrou o momento da queda, seguido de uma explosão. Um especialista em aviação afirmou à rede britânica BBC que a nuvem de fumaça registrada após a explosão é compatível com a produzida em consequência de ataque por mísseis. E foi justamente essa a acusação feita em sessão no Parlamento russo, em Moscou, pelo deputado Andrei Kartapolov, ex-general da Forças Armadas russa.

O avião caiu por volta das 11h no horário local (05h no horário de Brasília) em uma área residencial do distrito de Korochansky, a nordeste da cidade de Belgorod, ainda segundo o governador de Belgorod. O governador não afirmou se casas ou moradores foram atingidos com a queda.

O avião é do modelo Ilyushin Il-76, designado para o transporte militar de tropas, carga, equipamentos militares e armamentos. Tem uma tripulação de cinco pessoas e pode transportar até 90 passageiros.

Entrevistas

Rolar para cima