Reuniões em São Paulo reforçam parceria entre Suframa, Eletros e Abraciclo

As reuniões tiveram o objetivo de reforçar parcerias institucionais e discutir temas como os PPBs e a FesPIM
Foto: Divulgação

Por Diego Queiroz / Suframa

O superintendente da Suframa, Bosco Saraiva, participou nesta sexta-feira (14), em São Paulo (SP), de reuniões com duas entidades de grande representatividade da indústria brasileira: a Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletrônicos (Eletros) e a Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo). As reuniões tiveram o objetivo de reforçar parcerias institucionais e discutir temas de grande relevância afetos ao trabalho da Autarquia e das duas entidades, tais como reforma tributária, melhorias em Processos Produtivos Básicos (PPBs) e a realização da segunda edição da Feira de Sustentabilidade do Polo Industrial de Manaus (FesPIM), a ocorrer entre os dias 7 e 9 de novembro, em Brasília.

Eletros

Na parte da manhã, durante a reunião na sede da Eletros, o superintendente Bosco Saraiva voltou a comentar as prioridades da nova gestão da Suframa, baseadas na integração regional, na interiorização do desenvolvimento e na modernização institucional, e também disse que a interlocução positiva com a Associação pode resultar em benefícios diversos para o Polo Industrial de Manaus (PIM), especialmente, diante da importância da defesa das vantagens comparativas da Zona Franca de Manaus no contexto da reforma tributária.

A Eletros esteve representada pelo seu presidente, José Jorge do Nascimento Júnior, e por diversos dirigentes e executivos de empresas ligadas à entidade, que foi fundada em 1994 e hoje congrega 33 indústrias – das quais 20 atuam na ZFM – dos segmentos de eletrodomésticos e eletroeletrônicos do País.

Vale lembrar que uma comitiva da Eletros já havia realizado visita de cortesia à Suframa, no último mês de maio, para conhecer projetos e ações da nova gestão da Autarquia e apresentar demandas envolvendo, principalmente, discussões sobre PPBs e investimentos em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I), entre outras.

Ao final da reunião, Saraiva afirmou que o evento foi excelente sob o ponto de vista da relevância da pauta de assuntos abordados e reiterou que a Suframa tem total interesse em reforçar a aproximação institucional com a Eletros na busca por melhorias para o ambiente de negócios tanto da Zona Franca de Manaus quanto do País como um todo.

“Na reunião estiveram presentes todos os associados à Eletros, o que, por si só, já evidencia a importância que a Suframa tem para essa entidade e a necessidade de reforçarmos os entendimentos com as empresas atuantes, principalmente, na nossa região. Foram muitas as demandas apresentadas e debatidas e vamos procurar dar os devidos encaminhamentos”, afirmou Saraiva.

O presidente da Eletros, José Jorge do Nascimento Júnior, destacou que a reunião possibilitou discussões importantes sobre PPBs estratégicos para o segmento – como o de condicionadores de ar e de televisores – e também serviu para tranquilizar os empresários presentes quanto à segurança jurídica dos investimentos e empreendimentos na Zona Franca de Manaus no contexto da reforma tributária.

“Recebemos com muita alegria o superintendente da Suframa. Foi um dia histórico por conta da presença dele aqui, interagindo com os diretores, donos de empresas e principais executivos das nossas associadas e podendo ouvir nossas preocupações, demandas, sugestões e ele mesmo apresentando o que acha importante para o futuro da Zona Franca de Manaus”, afirmou Júnior.

Abraciclo

Foto: Divulgação

Na parte da tarde, o superintendente reuniu-se também com o presidente da Abraciclo, Marcos Bento, e representantes de empresas do segmento de bicicletas e motocicletas. A pauta principal foi a apresentação da 2ª FesPIM e a importância de que o Polo de Duas Rodas – um dos maiores da Zona Franca de Manaus em termos de faturamento, número de empresas, geração de empregos e atração de investimentos – possa participar ativamente do evento demonstrando toda sua capacidade e diversificação produtiva.

“Foi uma excelente reunião com as filiadas à Abraciclo! É muito importante esse debate entre a Suframa e uma associação que defende, apoia e divulga os interesses e as ações do setor de duas rodas, um dos maiores do Polo Industrial de Manaus“, destacou Bosco Saraiva.

Última Edição

Entrevistas

Rolar para cima