Rondônia: seca faz quarta maior hidrelétrica do país paralisar operações

Usina Santo Antônio anunciou que a suspensão foi necessária para "preservar a integridade das unidades geradoras da hidrelétrica" frente à baixa vazão do rio Madeira
Foto: Site/Santo Antônio Energia

Da Redação, com informações do G1-RO

A seca histórica que atinge o rio Madeira levou a empresa Santo Antônio Energia a suspender temporariamente as operações da hidrelétrica em Rondônia. O anúncio foi feito na segunda-feira, 2.

A empresa informou que os níveis de vazão do rio estão 50% abaixo da média histórica e que a medida foi a saída encontrada para “preservar a integridade das unidades geradoras da hidrelétrica”, já que a quantidade de água é insuficiente para manter o funcionamento das turbinas. Não há previsão de quando as operações serão retomadas.

A empresa também destacou que a suspensão foi alinhada com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) e que a paralisação das turbinas não deve impactar o fluxo do rio.

“O rio Madeira permanecerá seguindo seu curso natural, com passagem da vazão concentrada no Vertedouro Principal da usina, sem qualquer impacto em seu fluxo natural”, informou em nota.

Atualmente, a hidrelétrica Santo Antônio, no rio Madeira, é a quarta maior geradora de energia hídrica do país. São 50 turbinas funcionando com potência instalada de 3.568 Megawatts, o que, segundo informações da empresa, seria suficiente para atender ao consumo de até 45 milhões de pessoas.

Seca histórica – Nas últimas semanas, a seca que atingiu o rio Madeira se tornou histórica. A Defesa Civil informou que registrou o nível de 1,43 metros. Atualmente. a cidade de Porto Velho está em estado de alerta. Caso o rio baixe para 1,22 metros, o município será classificado como em estado de emergência.

Esta é a segunda vez que a hidrelétrica paralisa totalmente suas operações. A primeira foi em 2014, porém, em razão de uma cheia histórica do rio Madeira.

Últimas Notícias

Revista PIM Amazônia