Suframa recebeu, na manhã desta quarta-feira (23), representantes do Centro de Bionegócios da Amazônia (CBA), do Sidia Instituto de Ciência e Tecnologia e do Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável da Amazônia (Idesam). O objetivo do encontro foi a apresentação de um projeto voltado ao desenvolvimento e fortalecimento do Distrito Agropecuário da Suframa (DAS).
A iniciativa busca fortalecer negócios já existentes no DAS, elevando sua capacidade de fornecer produtos e serviços ao Polo Industrial de Manaus (PIM). O projeto tem foco no desenvolvimento territorial sustentável e será executado em três anos, divididos em quatro etapas. A primeira envolve o mapeamento de soluções já presentes no Distrito Agropecuário e a aceleração de iniciativas com potencial de escala.
“É uma ação conjunta que reúne a experiência de mais de 20 anos do CBA e a expertise do Sidia e do Idesam, com o objetivo de conectar o DAS às demandas da indústria e impulsionar a bioeconomia regional”, destacou o diretor de Bionegócios do CBA, Carlos Henrique Carvalho. Também participaram da apresentação os representantes Emjen Jomaa e José Renato Santiago (CBA), Samy Assi (Sidia), Karol Barbosa (Idesam) e Roberto Garcia (Fundação UEA).
Entre as soluções de bioeconomia destacadas, estão o desenvolvimento de cadeias de valor sustentáveis para produtos da sociobiodiversidade amazônica (óleos, manteigas, extratos, fibras) com rastreabilidade e repartição de benefícios; serviços de monitoramento da biodiversidade em áreas de influência da indústria usando tecnologias como eDNA (DNA ambiental) ou bioacústica; produção de insumos para restauração ecológica (exemplo: mudas de espécies nativas, biofertilizantes específicos) para áreas degradadas; e bioprospecção ética para identificação de novos compostos de interesse industrial.
O superintendente da Suframa, Bosco Saraiva, reforçou a importância da proposta. “Durante muito tempo, o foco esteve quase exclusivamente na indústria. Projetos como esse nos ajudam a valorizar o potencial do Distrito Agropecuário e a construir uma Zona Franca mais integrada e diversificada”, afirmou. Também participou da reunião o superintendente-adjunto Executivo, Luiz Frederico Aguiar.
Fonte: Suframa