Super Terminais amplia capacidade de armazenamento de contêineres em 78%

Com investimento de R$ 3 milhões, terminal portuário prevê aumento na demanda de movimentação de cargas

Com a expectativa de aumento da movimentação de contêineres, o Super Terminais prevê um investimento de R$ 3 milhões para a ampliação de seu depósito de contêineres, conhecido como Depot, localizado na Zona Franca de Manaus. A expectativa é que até o final de 2023, o Depot do Super Terminais aumente em cerca de 78% a capacidade de manutenção e estocagem de contêineres vazios. 

O Depot do Super Terminais tem área total de 39.842 m² e capacidade para armazenar até 10.406 TEUs. Com os novos investimentos, a área do depósito chegará a 64.342 m², com capacidade para até 15.806 TEUs. 

Neste ano, o Super Terminais já percebeu um aumento de 10% na demanda por armazenamento de contêineres, número que será ainda maior nos próximos meses, o que justifica essa ampliação. 

“Alguns dos nossos clientes esperam que essa demanda aumente em 30% ainda em 2023. Muitos contêineres ficaram retidos na Ásia, nos últimos anos, e agora o escoamento das unidades começa a se normalizar”, diz Marcello Di Gregorio, diretor do Super Terminais. 

Para o executivo, a expansão deve também aumentar o fluxo de movimentação interna no Super Terminais, gerando mais empregos diretos e indiretos. 

“Naturalmente, com uma expansão de grande porte como esta, a expectativa é que o fluxo de movimentação também aumente. Com isso, haverá também ampliação no número de operadores de empilhadeiras, controladores de pátio e eletricistas de máquinas. Indiretamente, também prevemos aumento no número de empregos gerados através de prestadores de serviço que atuam na rotina do Depot, como a oficina de reparo, por exemplo”, afirma. 

Localização estratégica

Foto: Divulgação/Super Terminais

Localizado no coração da Zona Franca de Manaus, o Depot do Super Terminais é considerado estratégico para armadores de toda a Zona Franca. Segundo Marcelo Lucas Leal, coordenador de Depot, a proximidade com as empresas da região traz mais agilidade aos armadores.

“Estamos no meio do distrito industrial, o que traz muita celeridade para a nossa operação, e muito próximo do porto para transporte das unidades”, explica Leal.

Uso de tecnologia traz ainda mais agilidade

A agilidade, porém, não se restringe à localização estratégica do Depot, mas também é justificada pela capacitação da equipe de colaboradores e a utilização de sistemas tecnológicos.

Segundo Leal, em setembro de 2021, o Super Terminais passou a utilizar no Depot um novo sistema de gestão, que conseguiu automatizar etapas, reduzindo de 20 minutos para 4 minutos o tempo de recebimento e desmontagem das unidades de armazenamento.

“Com a tecnologia, conseguimos organizar uma logística eficiente, que permitiu aumentarmos em 30% nossa capacidade de recebimento, ainda em 2021”, explica o coordenador de Depot.  

Super Terminais

Foto: Divulgação/Super Terminais

Com mais de 25 anos de experiência no mercado de transporte e logística, o Super Terminais é o mais eficiente terminal privativo no Polo Industrial de Manaus e o único porto do Brasil a ser considerado verde. Opera cargas em contêineres, cargas de projetos e cargas soltas.

A estrutura oferece ainda os equipamentos mais modernos do mercado. Entre as grandes preocupações da empresa estão a preservação da maior floresta tropical do mundo – a Floresta Amazônica –, a capacitação para promover um ambiente focado em sustentabilidade.

Fonte: GBR Comunicação

Revista PIM Amazônia