O governador do Tocantins, Laurez Moreira, recebeu nesta quarta-feira (17/9), no Palácio Araguaia Governador José Wilson Siqueira Campos, o presidente do Grupo Grão de Ouro, Silvio de Souza Filho; o CEO da empresa XGMA na América Latina, Darcy Itiberê; e o CEO da concessionária Verdes Máquinas, Cleber A. C. Lordano, responsável pela distribuição de equipamentos no Brasil.
O encontro consolida tratativas iniciadas em setembro de 2023, quando Laurez Moreira, ainda como vice-governador, liderou missão oficial tocantinense à China e participou da 23ª Feira Internacional de Investimentos e Comércio (Cifit), em Xiamen. Na ocasião, visitou a sede da XGMA, apresentou as potencialidades logísticas do Tocantins e convidou o grupo empresarial a conhecer o estado. Poucos meses depois, representantes da empresa estiveram no Tocantins, reforçando o diálogo e a confiança mútua.
Centro de distribuição em Palmas
Agora, em 2025, a parceria se concretiza com a instalação de um centro de distribuição da XGMA em Palmas. Inicialmente, a unidade atenderá os estados do Tocantins, Pará, Maranhão e Piauí, com previsão de expansão para todo o Brasil.
O governador Laurez Moreira reforçou que esse é o perfil de gestão que deseja imprimir no estado. “Estamos transformando o Tocantins em um polo de oportunidades. Receber uma empresa do porte da XGMA e consolidar esse centro de distribuição em Palmas é dar um passo firme para fortalecer nossa economia, gerar empregos e mostrar que o Tocantins está pronto para ser referência nacional em logística e desenvolvimento”, frisou.
O presidente do Grupo Grão de Ouro, Silvio de Souza Filho, também ressaltou a confiança no Estado. “Estamos há oito anos no Tocantins e sempre acreditamos no potencial desse lugar. Hoje, com o apoio do governo, damos mais um passo importante trazendo a XGMA para consolidar Palmas como polo estratégico de distribuição. É um projeto que nos empolga e que acreditamos que terá grande impacto positivo na região e no país”, afirmou.
Investimento privado
O projeto será viabilizado pela associação entre o Grupo Grão de Ouro e a XGMA do Brasil, representada no estado pela concessionária Verdes Máquinas. Enquanto a Verdes Máquinas atua na linha agrícola, o Grupo Grão de Ouro será responsável pela linha amarela, que envolve máquinas pesadas para a construção civil.
O investimento inicial será de aproximadamente R$ 25 milhões, com previsão de renovação a cada cinco ou seis meses, dado o perfil de operação de um centro distribuidor. Esse ciclo contínuo de aportes garante impacto positivo e permanente na geração de emprego e renda para a população tocantinense. Trata-se de um investimento 100% privado, com apoio do Governo do Estado por meio de incentivos fiscais. A empresa negocia com a Secretaria da Indústria, Comércio e Serviços (Sics) e a Secretaria da Fazenda (Sefaz), um termo de acordo de regime especial de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS) para viabilizar a distribuição a partir do Tocantins.
O titular da Sics, Carlos Humberto Lima, ressaltou a importância do investimento. “Esse é um marco para o Tocantins, que consolida seu papel de polo logístico estratégico do Brasil. Estamos falando de um aporte privado expressivo, com potencial de renovação constante e que vai gerar empregos de qualidade e fortalecer a nossa economia. Vemos nascer o embrião de um projeto que, no futuro, pode evoluir até mesmo para a implantação de uma planta industrial da XGMA em nosso território”, revelou.
Também participaram da reunião o secretário de Estado da Fazenda, Jairo Mariano; o secretário de Estado de Parcerias e Investimentos, Odilon Júnior; a gerente de Desenvolvimento da Exportação da Sics, Geanny Pinheiro e Eliane Grossmann, superintendente de Parcerias e Concessões.