Estado trabalha para tornar Aeroporto de Manaus um ‘hub’ aéreo da Amazônia

Ao participar de inauguração de novo sistema de acesso à sala de embarque doméstico do Eduardo Gomes, governador destacou apoio do Estado para ampliar oferta de voos
Foto: Alex Pazuello e Lucas Silva / Secom

O governador Wilson Lima destacou que a posição estratégica do Amazonas dá condições para que o estado se torne um hub aéreo da Amazônia, a partir do Aeroporto Internacional Eduardo Gomes. A declaração foi dada durante inauguração de sistema automatizado de acesso ao embarque doméstico e do novo fluxo de embarque internacional no aeroporto.

Na ocasião, Wilson Lima reforçou que o Governo do Amazonas tem incentivado as companhias aéreas a criarem novas rotas interligando o interior com a capital e o Amazonas com outros países. Entre as iniciativas está a redução do ICMS sobre os combustíveis de aviação, o que também tem contribuído para movimentar a economia a partir do turismo, que é vocação do estado.

A expansão da rota aérea, com apoio do Governo do Amazonas, possibilitou a conexão direta do estado com destinos internacionais como Panamá, Miami e Fort Lauderdale (nos Estados Unidos) e Colômbia, realizados pelas empresas Copa Airlines, Gol Linhas Aéreas e Azul e Avianca, respectivamente.

“Então, é importante que esse tempo em solo da aeronave possa ser otimizado e haja esse trabalho não só dos funcionários, mas também que haja a estrutura necessária para dar as condições para que o passageiro possa fazer isso. A gente tem trabalhado para que o aeroporto de Manaus seja um hub da Amazônia, aqui a gente está em uma localização estratégica, a região Norte é a que está mais próxima dos Estados Unidos“, avaliou Wilson Lima.

Além do governador do Amazonas, participaram da cerimônia a diretora-presidente da Concessionária dos Aeroportos da Amazônia, integrante da rede VINCI Airports, Karen Strougo; o presidente da Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur), Gustavo Sampaio; e o diretor-presidente da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (ManausCult), Osvaldo Cardoso, representando o prefeito de Manaus, David Almeida.

“O governo Wilson Lima foi o que mais investiu no turismo na história recente do Estado. A gente recuperou no ano passado grandes voos internacionais que tínhamos perdido”, ressaltou Gustavo Sampaio. “Com essa parceria do ente público com o ente privado para que possamos receber melhor as pessoas que usam o aeroporto internacional Eduardo Gomes, Manaus só tem a ganhar, o Amazonas só tem a ganhar”, disse Osvaldo Cardoso.

Sistema automático

Foto: Alex Pazuello e Lucas Silva / Secom

O Aeroporto Internacional de Manaus Eduardo Gomes Manaus, agora conta com um moderno sistema automatizado de autenticação de cartões de embarque, o BCBP (Bar-Coded Boarding Pass), para acesso à área de inspeção.

A tecnologia permitirá ao passageiro de voos domésticos acessar a área de inspeção com a leitura do código de barras do cartão de embarque impresso ou no celular, proporcionando mais segurança, praticidade e rapidez. Além disso, o acesso aos voos internacionais passou por reestruturação com readequação do fluxo de passageiros.

“Acho uma excelente ideia e facilita para a gente, que vem de viagem longa, já chega aqui e já adianta muita coisa. Muito bom. Achei excelente”, avaliou Rodolfo Ferreira Lima, 36, técnico de áudio, que é da Bahia e veio a Manaus a trabalho. “Ajudou muito. Evita a fila, muito bom, gostei”, completou a enfermeira Mara Batista, 44.

As ações de modernização e melhorias na área de acesso aos passageiros estão previstas no contrato de concessão firmado com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e fazem parte da primeira etapa da sequência de obras que serão realizadas no terminal de Manaus nos próximos 17 meses.

“A Concessionária dos Aeroportos da Amazônia tem pilares muito importantes que estamos trabalhando aqui no nosso aeroporto, um deles é o desenvolvimento de novas rotas, onde a gente trabalha junto com o Governo do Estado, junto com a prefeitura da cidade, junto com as companhias aéreas, junto com as concessionárias para poder promover o nosso estado, promover o que a gente tem de bom e atrair mais voos e mais conectividade”, explicou Karen Strougo.

Aeroporto de Manaus

O Aeroporto de Manaus é um dos principais aeroportos da região Norte do país e, atualmente, integra a rede VINCI Airports, considerada principal operadora privada de aeroportos do mundo, operando mais de 65 aeroportos em 12 países na Europa, Ásia e Américas.

Fonte: Agência Amazonas

Entrevistas

Rolar para cima