Indústria nacional reage em julho e intenção em lançamentos sobe 1,7%

Na comparação com julho de 2022, apresentou crescimento de 38,5% e no acumulado em 12 meses, aumento de 38,0% com relação ao ano anterior. Setor de Bebidas é destaque em julho com 107,1%, sendo 38,7% no acumulado em 12 meses

O Índice GS1 Brasil de Atividade Industrial de julho – calculado pela Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil – aponta para uma reação da indústria brasileira na intenção de lançar produtos frente ao mês passado. O dado livre de efeitos sazonais cresceu 1,7% em relação a julho.

Na comparação com julho de 2022, apresentou crescimento de 38,5% e no acumulado em 12 meses, aumento de 38,0% com relação ao ano anterior. “No período que contempla os meses entre maio e agosto, normalmente observamos um crescimento no índice, uma vez que as indústrias estão com foco em diversificação de seu portfólio para impulsionar as vendas de final do ano com lançamentos”, explica Virginia Vaamonde, CEO da Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil. “Neste ano não foi diferente, observamos o crescimento no indicador para o mês de julho, mantendo a tendência esperada para o período”.

Nota: A associação salienta que a metodologia do cálculo do índice permanece a mesma, não sendo identificados impactos na série temporal. Desde janeiro de 2023, após ter identificado uma demanda do mercado em apoiar os MEIs-Microempreendedores Individuais, a GS1 Brasil realizou a abertura de novas categorias de filiação voltadas a melhor atender esse público. Com isso, temos observado um crescimento na identificação dos produtos comercializados por estas empresas, gerando um aumento no volume de solicitação de códigos de barras ao longo dos meses, o que amplia a variação do índice nas comparações com os anos anteriores.

Setores em destaque

Entenda o índice

Índice antecedente de produção industrial que mede a intenção de lançamento de produtos no Brasil, por meio dos pedidos de códigos barras pelas empresas.

  • ORIGINAL – dado bruto reflete as solicitações de GTIN mês a mês
  • DESSAZONALIZADO – série livre de efeito sazonal, exclui efeitos típicos de meses específicos e permite uma avaliação mais intuitiva de tendência do crescimento da série entre os meses (ex. comportamento histórico de aumento de pedidos por conta de datas comemorativas)

O Índice GS1 Brasil de Atividade Industrial será divulgado:

  • Todo 1º dia útil do mês
  • Primeiro indicador antecedente de Indústria a ser divulgado
  • Poder explicativo adicional – não direto – com significância estatística
  • Relacionado com Inovação – portfólio de produtos das empresas
  • Setores relacionados com CNAE – Divisão 10 a 33
  • Número Índice (Base: média de 2012 = 100)

Sobre a Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil

A Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil, é uma organização multissetorial sem fins lucrativos que representa nacionalmente a GS1 Global. A entidade conta com cerca de 58 mil associados que representam 36% do PIB nacional e 12% dos empregos formais. Em todo o mundo, a GS1 é responsável pelo padrão global de identificação de produtos e serviços (Código de Barras e EPC/RFID) e comunicação (EDI e GDSN) na cadeia de suprimentos. Além de estabelecer padrões de identificação de produtos e comunicação, a associação oferece serviços e soluções para as áreas de varejo, saúde, transporte e logística. Mais informações aqui

Fonte: DFreire Comunicação e Negócios

Última Edição

REVISTA DIGITAL

Seca atinge níveis alarmantes na Amazônia

Amazônia vem alcançando marcas negativas históricas e já vivencia crises ambiental, econômica e humanitária Leia matéria completa no link abaixo:

Entrevistas

Rolar para cima