A indústria brasileira enfrenta o desafio de aumentar sua competitividade no cenário global impactado pela 4ª Revolução Industrial. O Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), em parceria com a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), lançou na última quinta (14) um conjunto de medidas para auxiliar o setor produtivo, em especial as pequenas e médias indústrias, em direção ao futuro da produção industrial.
A Agenda Brasileira para a Indústria 4.0 é resultado de debate com o setor produtivo nacional, liderado pelo MDIC nos últimos nove meses. As medidas contemplam ações que vão da difusão deste novo conceito à disponibilização de linhas crédito mais acessíveis para que indústrias de todos os portes possam investir na adoção ou geração de novas tecnologias.
A indústria 4.0 representa a 4ª Revolução Industrial e se caracteriza por um conjunto de tecnologias que permitem a fusão do mundo físico, digital e biológico aos processos produtivos, etapas da cadeia de valor, distribuição, entre outras mudanças. Todos os detalhes e sistemas relacionados à Agenda Brasileira para a Indústria 4.0 serão divulgados no site www.industria40.gov.br.
A jornada para a Indústria 4.0 apresenta, inicialmente, as etapas a seguir:
- Sensibilização (divulgando conceitos à população);
- Avaliação e oportunidade de negócios (acesso às plataformas de avaliação do grau de maturidade do negócio do empreendedor em relação à jornada para a indústria 4.0);
- Fábricas do futuro (ambientes reais para testes de soluções inovadoras para que possam ser, posteriormente, aplicadas no processo produtivo);
- Financiamento (fundos públicos e privados de investimentos);
- Mercado de trabalho (capacitação profissional a colaboradores para a indústria 4.0);
- Comércio internacional (indústria 4.0 como uma das pautas em todos os encontros econômicos internacionais);
- Revisão de normas (Definir as regras legais de forma adequada).




