Amazonas é destaque em campanha na Times Square nos EUA

Manaus aparece entre os 10 destinos turísticos brasileiros promovidos pela Embratur no centro comercial mais famoso do mundo
Encontro das Águas dos rios Solimões e Negro no Amazonas. Foto: Janailton Falcão/Amazonastur

Seguindo a temática da campanha Amazonas Incomparável, lançada recentemente pelo Governo do Amazonas, Manaus é apontada como um dos dez destinos nacionais promovidos pela Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), nos Estados Unidos. Uma campanha publicitária, que será veiculada até o dia 10 de agosto, apresenta o estado na Times Square, em Nova Iorque. 

Destaque nos telões da Times Square, em Nova Iorque, o Encontro das Águas dos rios Negro e Solimões, tombado em 2010 como patrimônio cultural e natural, aparece para os milhares de espectadores e turistas que passam pelo principal atrativo turístico do local. 

“O Amazonas é incomparável e por isso o nosso estado faz parte dos destinos apresentados pela Embratur nessa campanha internacional. Temos a maior reserva de água doce e a maior biodiversidade do planeta e o encontro das águas dos Rios Negro e Solimões mostram essa grandiosidade. Além disso, somos o estado brasileiro onde a floresta é mais preservada. O Amazonas é singular”, afirmou o governador Wilson Lima.

Os estadunidenses são os principais emissores de turistas para o Amazonas, conforme detalhou dados da Empresa Estadual de Turismo (Amazonastur). Até o primeiro quadrimestre de 2023, 31% dos turistas estrangeiros eram provenientes dos EUA.

O Amazonas foi escolhido pela Embratur após um levantamento de dados e cruzamento de informações, como, por exemplo, os segmentos que mais atraem turistas dos EUA, os destinos já tradicionalmente procurados pelo público-alvo e com malha aérea disponível, considerando o menor tempo de deslocamento internacionalmente.

“Nós vínhamos em contato com a Embratur, articulando essa promoção, que é muito importante para o Amazonas. O voo direto de Fort Lauderdale (EUA), por exemplo, tem ocupação média de assentos de quase 90%, até o final do ano”, afirmou o presidente, Gustavo Sampaio. 

A campanha

Foto/Arte: Divulgação/Embratur

A campanha mostra 10 destinos turísticos do Brasil: Manaus, Rio de Janeiro, Salvador, Foz do Iguaçu, Fernando de Noronha, Belém, Chapada dos Veadeiros, Natal e Pipa, Pantanal e Fortaleza e Jericoacoara. 

O carro-chefe da campanha da Embratur nos Estados Unidos é um vídeo de 30 segundos. Nele, aparecem as experiências turísticas encontradas no Brasil em diferentes cenários: praia, natureza e cidades. Outros quatro clipes de 15 segundos retratam os principais segmentos turísticos ligados ao Brasil: cultura; gastronomia; sol e praia, e ecoturismo. 

Brasil com S

Conforme a Embratur, uma das novidades da campanha é que, mesmo em língua inglesa, em que o nome de nosso país é grafado com a letra Z, a Embratur optou por escrever o Brasil com S.

As peças da campanha fazem um jogo de palavras que representam o Brasil e, em inglês, iniciam com a letra S. O slogan central é “It’s Spectacular. It’s Brasil”, mas, a cada peça, há uma nova palavra iniciada em S para falar do Brasil, como Sustainable (sustentável), Sunny (ensolarado), Scrumptious (esplêndido) e Sambalicious (trocadilho que une Samba e Delicious – neologismo usual nos EUA para qualificar coisas que são positivas, emocionantes, inspiradoras). 

De acordo com o órgão federal, a campanha também compara as curvas do S com a sinuosidade dos nossos rios e da paisagem de nossos cartões postais. 

“A Marca Brasil já traz a leveza da curva como uma marca de nosso país. O Brasil com S que agora se afirma para o mundo com o país da sustentabilidade, que tem responsabilidade climática e faz do turismo uma das principais ferramentas de transição para uma economia verde. Esse é o Brasil que o mundo quer visitar, esse é o Brasil que está em nossa campanha”, finaliza o presidente da Embratur, Marcelo Freixo.

Entrevistas

Rolar para cima