Autores de áudio que usou IA contra prefeito de Manaus são identificados

Polícia Federal cumpriu nove mandados de busca e apreensão contra suspeitos de envolvimento em um áudio falso, que forjava a voz do prefeito David Almeida
Foto: Divulgação/ Polícia Federal

Da Redação, com informações da Agência Brasil

Uma operação da Polícia Federal nesta sexta-feira, 9, teve como alvo a identificação dos autores de um áudio com uso de inteligência artificial que foi usado para difamar o prefeito de Manaus, David Almeida.

Em dezembro do ano passado, o grupo divulgou um áudio falso com a voz do prefeito ofendendo professores. O material começou a circular um dia após uma manifestação de professores em frente à prefeitura de Manaus. A Polícia Federal iniciou a investigação e identificou que o material não era autêntico.

Na operação desta sexta-feira, os alvos foram um designer, três empresas de publicidade, os sócios das empresas e duas pessoas que compartilharam a fake news. Os suspeitos são investigados por difamação eleitoral.

Os policiais federais cumpriram nove mandados de busca e apreensão. Foram apreendidos computadores e os suspeitos foram intimados a depor.

De acordo com a PF, os agentes identificaram o sistema usado para produção do áudio falso, o autor, o local da produção e a agência de publicidade que divulgou o material em plataformas digitais.

Em nota divulgada no site da Prefeitura de Manaus, o prefeito David Almeida, parabenizou a Polícia Federal no Amazonas.

“Esse é um caso que deve ser punido exemplarmente, que sirva de exemplo para o País, para que o próprio processo eleitoral deste ano não seja contaminado, não seja fraudado por aqueles que querem manipular a realidade a partir dos porões da internet, a própria justiça eleitoral nacional já está atenta a essa prática”, destaca o prefeito. “Não existe anonimato na internet, os responsáveis são sempre localizados. Precisamos dar um basta naqueles que querem se promover difamando os outros de forma criminosa, com mentiras, distorcendo a realidade.”

Entrevistas

Rolar para cima