14 de agosto de 2022

O Barco-Escola SENAI Samaúma II, do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI),  tem mais de 40 anos dedicados à educação profissional, superando distâncias e oferecendo cursos gratuitos nas comunidades ribeirinhas.

A sede do município de Autazes, a 112 quilômetros de Manaus, será a próxima beneficiada com a ação do Samaúma II. A expectativa é atender cerca de 500 pessoas em um período de quase dois meses.  

O Barco-Escola SENAI Samaúma II foi inaugurado em fevereiro de 2014, e é “descendência” do Barco-Escola Samaúma, unidade pioneira na instituição, inaugurada em 1979.

A embarcação carrega conceitos de sustentabilidade, como o de aproveitamento e tratamento de águas pluviais e a utilização na embarcação e reciclagem de resíduos sólidos gerados no exercício do ensino/aprendizagem e na utilização da energia solar para aquecimento da água e do fornecimento de até 20% do consumo do Sumaúma II.

O Samaúma II começou sua viagem às 5h desta quarta-feira (29/6), partindo da Capitania Fluvial da Amazônia Ocidental, porto da Marinha do Brasil, localizado no Centro de Manaus.

A bordo, um comandante, um profissional de apoio técnico, seis marinheiros, seis docentes e um prático, liderados pelo diretor técnico do SENAI-AM, Rafael Lobo, e o coordenador da Escola SENAI Ações Moveis e Comunitárias, Emerson Araújo, com acompanhamento de Mario Souto. Serão cerca de 10 a 11 horas de viagem até Autazes.

As atividades educacionais serão iniciadas no dia 4 de julho, com encerramento previsto para 30 de agosto. O barco-escola do SENAI vai oferecer aos moradores de Autazes 21 cursos nas áreas de administração, informática, mecânica, elétrica, eletroeletrônica, vestuário e alimentos. A carga horária dos respectivos cursos varia de 160 e 20 horas, tendo a duração de 5 a 40 dias.

Confira a lista dos cursos oferecidos:

Assistente Administrativo
Chefia e Liderança
Relações Interpessoais
Qualidade no Atendimento ao Cliente
Mecânico de Motores a Diesel
Mecânico de Motores de Popa
Modista Costureiro
Modista Costureiro de Lingerie
Eletricista Instalador Residencial
Eletricista de Comandos Elétricos
Mecânico de Motocicleta
Mecânica de Manutenção de Chassi
Freios e Suspensão de Motocicletas
Mecânico de Manutenção de Motor de Motocicleta
Eletroeletrônica de Motocicletas
Padeiro
Pizzaiolo
Padeiro de Pães Caseiros
Confeiteiro de Doces e Salgados
Confeiteiro de Bolos Caseiros

Fonte: Agência CNI
Foto: Diego Campos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat
1
Fale conosco através do Whatsapp