Círio de Nazaré termina com procissão e homenagens

Romaria do Recírio reuniu 50 mil pessoas em apenas 800 metros de percurso. Diretoria também divulgou o balanço da festividade, com números expressivos de pessoas e movimentação da economia local
Última procissão do Círio 2023, em Belém. Foto: Osmarino Souza

Da Redação, com informações do G1 PA

Nesta segunda-feira, 23, os devotos de Nossa Senhora de Nazaré acompanharam a programação final de 2023, marcada pela pelo momento de retorno da imagem original da padroeira dos paraenses ao Glória (nicho localizado bem acima do altar principal da Basílica Santuário), em Belém (PA). Em seguida, houve uma missa campal que terminou com a realização da última das 14 romarias oficiais do Círio: a romaria do Recírio, que reuniu cerca de 50 mil pessoas em um trajeto de apenas 800 metros – o menor de toda a quadra nazarena, como é chamado o período de 15 dias de festividades oficiais.

Na última romaria, a Imagem Peregrina saiu da Basílica Santuário rumo à Capela do Colégio Gentil Bittencourt, como ocorre todos os anos. Foi o ponto final de uma programação que contou com milhões de pessoas participando. Pelos dados oficiais da Diretoria da Festa de Nazaré, foram 2,3 milhões de romeiros na grande procissão de domingo, 8/10.

Ainda segundo o balanço da organização, mais de 4 milhões de pessoas participaram das programações do translado dos carros, a procissão entre Ananindeua e Maritura, na região metropolitana de Belém, a romaria rodoviária, fluvial, motoromaria, transladação, ciclo romaria, romaria da juventude, das crianças, corredores e da acessibilidade. Dentre essas, destaque para a Trasladação, que acontece sempre no sábado à noite e, em 2023, reuniu 1,9 milhão de romeiros.

“Nosso principal objetivo foi alcançado, que é aproximar as pessoas de Deus porque sabemos que ao lado de Deus a gente consegue viver de forma muito melhor”, afirmou o diretor-coordenador da festa, Antônio Salame, em entrevista à TV Liberal. Ele foi confirmado à frente da diretoria para o Círio de 2024. Salame lembrou que a programação de 2023 foi encerrada, mas o trabalho continua.

“Nós temos ainda o arraial (parque de diversões nos arredores da Basílica), que ainda vai ficar funcionando por quase um mês, e muitas visitas. Na sequência, já seguimos amanhã com visita a Palmas (TO), em seguida Brasília (DF), depois Miami (EUA), depois voltamos ao Congresso Nacional, em Brasília, Belo Horizonte (MG)… antes disso, região episcopal e o Círio de Breves (PA). Então, ainda tem muita atividade, muita conta pra pagar, muita coisa pra avaliar”, ressaltou.

Festividade movimentou mais de R$ 1 bilhão na economia local

O balanço final do Círio confirmou que a cidade recebeu cerca de 80 mil turistas, injetando mais de R$ 150 milhões na economia. Essa movimentação, somada a outros setores, representou mais de R$ 1 bilhão na economia local. “Todos os macro setores econômicos são beneficiados pela movimentação econômica do Círio. A gente, claro, tem aqui um olhar mais específico, principalmente sobre o setor de Serviços durante a quadra Nazarena (período de 15 dias de festividades) porque é neste setor que estão as atividades ligadas ao turismo. Então, você tem hotéis, transportes, lazer, bares, restaurantes… toda uma movimentação que se coloca fortemente, com mais gente empregada, mais gente circulando. Hoje, o Círio de Nazar é o principal produto turístico paraense “, explicou o supervisor técnico do Dieese/PA, Everson Costa, em entrevista concedida à PIM Amazônia, na última semana.

Costa destacou que, para além dos setores mais movimentados, outros setores que não costumam entrar nas estatísticas também crescem bastante no período do Círio, o que, se fosse contabilizado, certamente aumentaria os valores de contribuição do Círio para a economia paraense em mais alguns bilhões. “O peru, o óleo, o azeite, o frango, a água mineral, uma série de produtos da indústria de alimentos, daqui do Pará, mas, principalmente, de fora do Estado, agregam valor nesse perído do ano com a marca Círio (…). A gente tá falando de marketing, de mais promotores, de comerciais – a indústria da mídia é outra que se movimenta gigantescamente – os comerciais, os patrocínios… se a gente tivesse condições de mensurar toda essa movimentação, certamente a gente chegaria a números que girariam em torno de bilhões de reais”, explicou.

Tema do Círio de 2024 já foi anunciado

Na noite de domingo, 22, quem esteve nos arredores da Basílica Santuário pôde contemplar uma projeção de ‘vídeo mapping’ na fachada da Basílica de Nazaré, realizada pelo projeto “Cores, Sons e Sensações”. O espetáculo contou a história das 12 virtudes da padroeira, além de também tratar sobre as graças alcançadas pelos devotos.

Video mapping na fachada da Basílica Santuário de Nazaré. Foto: site Diretoria da Festa

A programação anunciou ainda o tema do Círio 2024, “Perseverar na oração com Maria, mãe de Jesus” e encerrou com fogos de efeito pirotécnico, com duração de cerca de cinco minutos.

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