Com os colaboradores e de olho no Sudeste

Por Margarida Galvão

 

O know how obtido com vendas de planos de saúde e seguro de vida em outros Estados brasileiros levou Francisco de Assis Alexandre e Janary Gomes Wanderley Rodrigues – até então funcionários de uma operadora de saúde – a juntar forças em um projeto maior, diante da grandeza de mexer com vidas humanas.  Ao se associarem, resolveram não apenas vender e apresentar relatórios, mas fazer um trabalho in loco junto às empresas.

Especializada em gestão de benefícios de saúde, odontologia e seguro de vida, a Provisa Corretora de Seguros foi criada para cuidar dos colaboradores das empresas que possuem plano de saúde e tornar os processos junto às operadoras mais ágeis. Para isso, possui um corpo de profissionais especializados que resolvem os eventuais problemas e esclarecem as normas burocráticas e dúvidas dos clientes. Este trabalho acontece junto ao departamento de recursos humanos e operadoras.

Um dos principais diferenciais da corretora está no pós-venda. Ela desenvolve campanhas e programas de saúde nas empresas clientes, como a assistência às empresas 24 horas, com plantões inclusive aos domingos e feriados, a fim de que o colaborador não tenha sua demanda negada por parte da operadora. Os sócios defendem que a Provisa foi criada com o propósito de dar maior atenção ao colaborador, fazer com que ele não “padeça na porta dos hospitais” e na área de atendimento. Desde então, a companhia passou a desenvolver competências em dois âmbitos: nas questões administrativas e na assistência ao colaborador. Para isso, foi preparado um time que passou a acompanhar cada empresa de grande e médio porte que tinha o benefício gerido pela corretora.

Simultaneamente, foi contratada uma equipe de profissionais experientes, para atuar dentro das empresas, visando acompanhar de perto os empregados que tinham problemas de atrasos em consultas, exames, cirurgias, etc. A empresa focou sua atuação para que fossem cumpridos os prazos estipulados pela Agência Nacional de Saúde (ANS), que fiscaliza os planos de saúde no país, obtendo resultados satisfatórios.

Paralelamente, a Provisa começou a desenvolver programas próprios nas empresas como o Programa Mamãe & Bebê. A programação é realizada durante o período de gestação das colaboradoras, consistindo em um ciclo anual de palestras com os principais temas relacionados à gestação e aos primeiros dias de vida do bebê: Hipertensão e diabetes gestacional; Infecção urinária na gravidez; Exames do pré-natal e neonatais; Aleitamento materno.

\"\"Tudo para evitar possíveis complicações durante o período gestacional. As reuniões também servem para que a futura mamãe esclareça suas dúvidas relacionadas ao plano de saúde e, principalmente, encontre na empresa onde trabalha um momento de acolhimento nesta fase tão importante de sua vida.

Outro programa desenvolvido é o de visitação aos funcionários afastados pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), com o objetivo de garantir o acompanhamento no tratamento, analisar o laudo médico do paciente e fazer intermediação com a operadora em caso de dificuldades no atendimento. Além disso, o colaborador que estiver afastado, continua recebendo acompanhamento social em sua fase de adaptação ao retornar para a empresa.

 

Novos horizontes

O Distrito Industrial de Manaus representa 80% do mercado de plano de saúde da cidade, onde a corretora administra em torno de 100 mil vidas, e mais 30 mil fora de lá. Com sede própria – situada à avenida Jacira Reis, 1029 –, a empresa parte para novos voos com a abertura de filiais. Em 2018, abriu sua primeira, na cidade São Paulo, atualmente com três contratos. Futuramente,almeja chegar a Rio de Janeiro e Belo Horizonte.

Trata-se de um modelo de serviço diferente, cujo lucro obtido das operadoras retorna em torno de 50% aos clientes, em forma de programas próprios. A Provisa gera em Manaus 52 empregos diretos, sendo que uma parte trabalha atendendo as mais de 250 empresas, verificando as necessidades dos clientes finais da indústria e demais áreas.

O sócio-proprietário Francisco Alexandre garante que o mercado regional é crescente, tem ainda mais de 50% a ser conquistado. Segundo o dirigente, ainda existem muitos segmentos a serem explorados. De acordo com o Decreto Federal 288 – que deu origem à Zona Franca de Manaus –, as empresas do Distrito Industrial devem oferecer benefícios sociais aos trabalhadores, entre os quais está incluso o plano de saúde.

Para os empresários, trabalhar com gestão de saúde é diferente de atuar com outros tipos de seguros. “Não há como comparar o benefício de saúde com o de um carro ou casa, por exemplo, apesar de todos serem importantes. Isso porque o ser humano não é uma ciência exata”, aponta Francisco Alexandre.

De um momento para outro um cliente descobre uma doença grave que precisará de um tratamento de dois a três anos. Com isso, a corretora precisa acompanhar o tratamento do colaborador e também contribuir para equilibrar a apólice. Diante disso, a Provisa possui uma equipe formada por assistentes sociais, enfermeiros e médicos, preparada para dar todo tipo de apoio aos colaboradores das empresas.

De olho no mercado local e nacional, a Provisa trabalha no sentido de crescer. A projeção para 2019 é gerar 100 empregos diretos. De acordo com Janary Rodrigues, a área de odontologia tem se devolvido gradativamente. O mesmo acontece com a área de seguros, apesar de o carro-chefe ainda ser saúde. O empresário afirma que o plano de saúde é um importante benefício para o colaborador, tendo em vista o valor elevado de procedimentos complexos, quando pagos de maneira particular. Francisco Alexandre reconhece o alto custo para a corporação, mas frisa que é um investimento importante no maior capital das empresas: as pessoas.

Entrevistas

Rolar para cima