Cooperação Dubai/Belém para a COP 30

Parceria permitirá o compartilhamento de informações entre os organizadores do evento em Dubai e a equipe que está preparando a capital paraense para o evento, em 2025
Helder Barbalho e o Sultan Al Jaber assinam o memorando de entendimento. Foto: Thalmus Gama/ Agência Pará

Da Redação, com informações da Secom/PA

Nesta terça-feira, 5, o governador do Pará, Helder Barbalho, e o Sultan Al Jaber, presidente da COP 28, assinaram em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, um memorando de entendimento para a cooperação bilateral entre a COP 28 e a COP 30. Por meio da parceria, a organização da COP 28 poderá compartilhar os aprendizados da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas deste ano – a COP 28 – com a equipe que está trabalhando na organização da conferência em Belém – a COP 30 -, em 2025. A parceria também envolve a capacitação de pessoal.

Durante a assinatura, o Sultan Al Jaber disse que está comprometido a continuar trabalhando com o governo do Pará até a COP 30. “Isso não vai mudar. Vamos trabalhar com vocês e dar apoio até o final”, assegurou.

O governador lembrou que apresentou na COP em Dubai o Plano de Recuperação da Vegetação Nativa, que prevê recuperação de 5,65 milhões de hectares, firmou acordo para início da rastreabilidade integral de toda a cadeia da pecuária, monitorando 26 milhões de cabeças de gado no estado até 2026. Também fechou acordo de financiamento com BID de 300 milhões de dólares para descarbonização.

“Esses são movimentos que impulsionam a caminhada do estado do Pará para cumprir com nossas metas e colaborar com a entrega do Brasil. O que queremos é deixar legado. Legado ambiental e legado de infraestrutura”, explicou o governador Helder Barbalho.

A vice-governadora Hana Ghassan Tuma, que preside o Comitê Estadual da COP 30, participou do encontro, assim como representantes diplomáticos brasileiros.

Entrevistas

Rolar para cima