Empresas passam a oferecer qualificação para colaboradores

Grupo Tapajós – líder do mercado farmacêutico na Região Norte – lançou uma plataforma com mais de 100 cursos gratuitos para os próprios colaboradores

Uma pesquisa da consultoria Infojobs, realizada com 815 empresas, revelou que mais da metade das companhias brasileiras (62,6%) tem como principal desafio de contratação a busca por profissionais qualificados. O levantamento foi divulgado em dezembro de 2022 e expressa um problema antigo.

As dificuldades têm feito, inclusive, empresas ‘inverterem’ o processo: ao invés de apenas buscar o profissional já qualificado, escolhem investir também no ensino daqueles já contratados.

Ainda segundo a Infojobs, 84,1% das empresas disseram estar com mais dificuldade para realizar contratações em comparação ao período anterior da covid-19.

Durante a crise sanitária, a formação profissional também foi afetada, especialmente pela necessidade de distanciamento social. Somente no primeiro semestre de 2020, 608 mil estudantes interromperam os estudos de graduação, segundo a Semesp, entidade de empresas do setor privado.

Mediante tal cenário, durante o primeiro ano da pandemia, 2020, o Grupo Tapajós – líder do mercado farmacêutico na Região Norte – lançou uma plataforma com mais de 100 cursos gratuitos para os próprios colaboradores.

O projeto ganhou o nome de ‘Universidade do Conhecimento’ e tem sido considerado um sucesso, oferecendo certificados nas áreas de vendas, administração e comunicação, por exemplo.

“Investimos na formação dos nossos colaboradores para acelerar o desenvolvimento do nosso time. Independente do setor em que atue, seja no varejo ou no administrativo, há cursos gratuitos que podem ser feitos. Acreditamos que isso é um investimento em nosso futuro enquanto companhia e no futuro dos colaboradores”, comenta a coordenadora de desenvolvimento do Grupo Tapajós, Elaine de Sousa Araújo.

Com o plano de expandir ainda mais o alcance desse investimento, este ano a empresa está ampliando a Universidade do Conhecimento, agora a partir da plataforma Plusoft.

“A principal novidade é o aumento do número de cursos, saltando de cerca de 100 para mais de 200, todos com certificado. Além disso, a própria plataforma é mais moderna, interativa; inclusive com rede social própria”.

Uma das novas formações disponíveis é a Academia de Libras, um curso híbrido que será oferecido gratuitamente para os colaboradores.

“Pensando na maior inclusão e acessibilidade da nossa equipe (já que temos funcionários com deficiência auditiva), e também dos clientes nas lojas, vamos ofertar esse treinamento tão importante. Ele será ministrado por colaboradores com formação em libras”.

Promoções

Com o tempo, os cursos da Universidade do Conhecimento passaram a ganhar ainda mais importância dentro da empresa, tendo parte deles se tornado requisito para algumas promoções de carreira. Um exemplo é a formação de multiplicadores, voltada a ensinar estratégias de venda, oratória, atendimento, relação interpessoal e gestão de pessoas.

O curso tem duração de sete meses e formou, no último dia 24 de janeiro, 10 colaboradores, totalizando 20 com a primeira turma formada ano passado.

“Os multiplicadores são um time de elite, formado para desenvolver colaboradores do varejo farmacêutico em ferramentas que possam alavancar as vendas, melhorar o atendimento aos clientes e dar maior assertividade nos processos internos. Essas habilidades são essenciais para algumas funções da empresa, como na supervisão de vendas.

No plano de carreira, 80 colaboradores foram promovidos a consultores de vendas em 2022. Essa é uma função que exige experiência, vivência e muito estudo”.

Preocupação com o social

Segundo a coordenadora de desenvolvimento, os investimentos do Grupo Tapajós na Universidade do Conhecimento estão ligados ao papel social que tem hoje a educação corporativa no mercado de trabalho, um dos aspectos de que se ocupa o conjunto de práticas conhecido como ESG, sigla em inglês para Environmental (Ambiental), Social (Social) e Governance (Governança).

“Sabemos que a educação pode transformar vidas e entendemos que, enquanto empresa, temos a responsabilidade de ser também um impulsionador da realidade dos nossos colaboradores, por isso, investimos na Universidade do Conhecimento e em outras iniciativas educacionais”.

Fonte: Repercussão Comunicação | Marketing

Entrevistas

Rolar para cima