Valores subiram abaixo da inflação, transporte foi o que mais aumentou.
A variação média de preços dos itens do material e do transporte escolar ficou abaixo da inflação. O levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV IBRE), de fevereiro de 2017 a janeiro deste ano, apontou aumento médio de 1,60% em relação ao ano passado – bem abaixo do Índice de Preços ao Consumidor (IPC-10), calculado pelo FGV IBRE, que foi de 3,05% no mesmo período.
Os livros não didáticos registraram queda de -1,65%, enquanto que os livros de literatura tiveram em média -0,07% de decréscimo nos preços. O material escolar, cesta com itens como caderno, borracha, apontador, lápis e caneta, subiu 2,01% no período. Já o transporte escolar descolou das demais categorias ao registrar aumento de 6,02%.
Para André Braz, coordenador do IPC do FGV IBRE e responsável pela pesquisa, a notícia é boa, mas início de ano exige atenção maior com os gastos. “Os pais precisarão se planejar e economizar para essas compras, já que há em janeiro grande concentração de despesas que reduzem o orçamento familiar”, ponderou.
O economista André Braz preparou outras dicas que podem ser úteis na hora das compras.
Dicas para economizar na compra do material:
A – Realize as compras em conjunto com outros pais. Compras em quantidade ganham descontos.
B – Verifique o material escolar que sobrou do ano anterior. Compre apenas o que não puder ser reaproveitado. Crianças precisam de exemplos contra desperdícios.
C – Não deixe seus filhos serem influenciados pela publicidade. Eles são convidados a querer sempre produtos que tenham imagens de personagens, o que sobe consideravelmente o preço desses produtos. Proponha customizar os cadernos colando figuras, fotos ou mesmo desenhando. A atividade é estimulante e o material será personalizado!
D – Pesquise o preço na internet e em outras papelarias e supermercados. Pesquisar os preços antes da compra é o primeiro passo para economizar.
E – Pesquise o material em lojas na internet, mas verifique o prazo para entrega. Nessas lojas é possível economizar bastante!




