No Dia Mundial do Meio Ambiente, veja quais são as iniciativas das franquias com foco em ESG

Data é comemorado em 05 de junho e foi criada para evidenciar ações voltadas para a proteção do planeta

De acordo com uma pesquisa realizada pela Opinion Box em 2022, 67% dos consumidores brasileiros buscam saber sobre as iniciativas ESG das empresas antes de adquirir um produto ou serviço. Ainda no levantamento do relatório ESG e Sustentabilidade da empresa, 75% dos respondentes afirmaram que empresas com práticas sustentáveis têm mais chances de encantá-los e 57% já deixaram de comprar produtos quando descobriram que determinada marca prejudica o meio ambiente de alguma forma.

O estudo demonstra que, cada vez mais, os brasileiros procuram por empresas que tenham em seu DNA projetos que contribuam com a preservação da natureza, suporte às comunidades e uma gestão transparente, responsável e ética.

Abaixo, veja quais são as iniciativas desenvolvidas por diferentes marcas do segmento de franquias, que visam o cuidado com o planeta que englobam os três pilares do ESG (Ambiental, Social e Governança).

5àsec

Com intuito de incentivar a população a preservar o meio ambiente, a 5àsec, maior rede de lavanderias do Brasil, realiza campanhas que promovem a redução de emissores prejudiciais à natureza.

Dessa forma, a marca desenvolveu sacolas produzidas com materiais compostáveis, substituiu embalagens plásticas pelas de TNT, além de criar a campanha ‘Quem planta sustentabilidade, colhe Ecobag’, em parceria com o Projeto Plantar, que destinou à Bacia do Rio São Francisco o plantio de 4 mil mudas de árvores nativas, visando o reflorestamento da região.

Aliada a ação, a rede promoveu a reutilização de garrafas PETs para a fabricação de sacolas, permitindo a redução do descarte irregular de plásticos. A marca também investe em equipamentos tecnológicos inteligentes, que utilizam menor quantidade de litros de água nos enxágues, durante o ciclo de lavagem das peças. Dessa forma, a economia de água nos equipamentos da rede é de 15% em relação às lavanderias tradicionais.

Todas essas ações fazem parte do projeto interno da 5àsec chamado de 3R’s – Reduzir, Reciclar e Reutilizar. Nele, os franqueados têm acesso às dicas de como promover iniciativas sustentáveis e desenvolver a responsabilidade ambiental.

Água Doce Sabores do Brasil

Nos projetos da Água Doce, a rede busca ações que promovam a economia de energia, água e soluções que auxiliem no dia a dia dos restaurantes em benefício aos franqueados, como descarte correto de óleo, além da separação do lixo reciclável e do lixo orgânico. Também indicam a utilização de sensores de energia nos banheiros de clientes, por exemplo, e nas áreas dos colaboradores, como banheiros e vestiário.

Além disso, a marca reforça o uso de torneiras com sensor ou outra modalidade que promova uma economia de água. No projeto desenvolvido pela empresa, são excluídas toalhas das mesas, que anteriormente eram lavadas todos os dias, e foram reduzidos o número de cardápios impressos, devido à implantação de outras opções, como cardápio digital e QR Code.

A franqueadora incentiva a instalação de placas voltaicas para geração de energia solar proporcionando benefícios para toda a cadeia produtiva da rede, aos franqueados quando aderem ao projeto, para a imagem da marca e para os clientes, reafirmando o posicionamento da marca e seus valores que incentivam a preservação do meio ambiente e o uso responsável dos recursos naturais.

Calçados Bibi

Por meio da atuação baseada e fortalecida em projetos sustentáveis, sendo alavancada em ações norteadas pelos princípios de ESG, a Calçados Bibi estabeleceu compromissos que irá desenvolver até o ano de 2030.

Dentro dos compromissos estabelecidos, a marca desenvolveu o Bibi para Todos, um modelo de tênis que visa oferecer para as crianças que usam órtese um calçado na numeração adequada, respeitando às suas necessidades, trazendo ludicidade, conforto, leveza, segurança e facilidade no calce, contribuindo assim para a locomoção, crescimento, desenvolvimento saudável e independência da criança.

Além disso, por exportar para mais de 60 países, e ter uma grande preocupação com a saúde e bem-estar das crianças, ao longo dos anos a Bibi desenvolveu uma cadeia produtiva com fornecedores que disponibilizam apenas matéria-prima não tóxica para a confecção dos calçados, seguindo os mais exigentes padrões internacionais.

Também utiliza energia elétrica limpa, oriunda de fontes sustentáveis, nas duas fábricas da marca, em Parobé (RS) e Cruz das Almas (BA).

Já os resíduos industriais são reciclados ou coprocessados, não sendo enviados aos aterros sanitários. Até 2025, a Bibi busca reduzir em até 20% a geração de resíduos no desenvolvimento de novos produtos e operações industriais.

A empresa também busca promover a qualificação profissional constante de jovens das comunidades locais, por meio do programa “Fábrica de Talentos Bibi”, realizando a efetivação de, no mínimo, 30% dos participantes do programa junto à empresa.

Outra iniciativa da companhia é a promoção de inúmeras ações sociais junto à comunidade, como a entrega de calçados em diferentes locais, principalmente nas comunidades onde estão instaladas as unidades fabris, incluindo maternidades de hospitais públicos.

iGUi

A maior rede fabricante e comercializadora de piscinas em poliéster reforçado com fibra de vidro (PRFV) do mundo tem um ponto focal, e muito forte, na preservação ambiental, a começar pelo seu nome, iGUi, que em tupi-guarani significa água.

Todas as ações relacionadas ao meio ambiente são coordenadas pela iGUi Ecologia e uma das mais recentes foi a doação de uma piscina para o recinto das capivaras, da Arca do Noah, que fica em Guaratiba (RJ).

A piscina é fundamental para a reprodução e sobrevida destes animais com total atenção à sustentabilidade e à preservação da natureza, as piscinas iGUi consomem 32 vezes menos gás carbônico em seu processo de fabricação comparado às piscinas de alvenaria.

Além disso, a iGUi vem adotando a utilização de placas solares e lixo zero nas fábricas. Nos cuidados com as pessoas, há, ainda, a fabricação do produto SOLO utilizado para a desinfecção de água das piscinas!

O Solo, um biocida cuja atuação é bastante rápida, é uma substância que resiste a temperatura, é a sua alta eficiência a baixas concentrações, pois é utilizado diluído em água, o que lhe confere uma toxicidade praticamente nula.

O produto é exclusivo da rede e comercializado pela TRATABEM – franquia de serviços da iGUi, cuja Loja contêiner é totalmente sustentável, fabricado com fibra.

Peça Rara

O brechó Peça Rara foi criado com objetivo de impactar significativamente o ciclo de vida dos produtos de second hand (segunda mão), ao incentivar a sua reutilização e a redução do descarte de mercadorias.

Essa abordagem vem sendo cada vez mais aceita pelos consumidores, que buscam tanto ter acesso a produtos exclusivos, como recuperar valores investidos em peças que por algum motivo estão paradas.

Para promover o ciclo completo de economia circular, a marca criou o Instituto Eu Sou Peça Rara, que realiza doações de itens consignados que ficaram mais de seis meses disponíveis nas lojas ou que não atenderam aos requisitos básicos para serem vendidos para outros clientes.

As doações são feitas para entidades que atendem famílias carentes.

A empresa, fundada em 2007, tem um propósito em que acreditar em um novo estilo de vida, por meio de uma sociedade comprometida com a sustentabilidade e responsabilidade social, dando vida nova, restauração, reuso e ressignificado ao que já está pronto no mundo.

Fonte: DFreire Comunicação e Negócios

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