Parceria entre Afeam e Fepiam promove desenvolvimento sustentável entre povos indígenas

Governo do Estado viabiliza linha de crédito para projetos que fortalecem autonomia econômica e preservam cultura indígena no Amazonas
Foto: Divulgação/Afeam

Em um movimento significativo para promover o desenvolvimento sustentável e a inclusão social dos povos indígenas, o Governo do Estado, por meio da Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam), na manhã desta terça-feira (18/06), firmou parceria com a Fundação Estadual dos Povos Indígenas do Amazonas (Fepiam). O termo de parceria, visa oferecer uma linha de crédito destinada a apoiar projetos que impulsionem a autonomia econômica e preservem a cultura dessas comunidades em todo o estado.

Os recursos poderão ser utilizados para financiar projetos em diversas áreas, como agricultura, artesanato, turismo e outras atividades empreendedoras. O objetivo é proporcionar aos povos indígenas os meios necessários para implementar iniciativas que gerem renda e promovam o desenvolvimento local sustentável.

De acordo com o diretor- presidente da Afeam, Marcos Vinicius Castro, a parceria entre as instituições marca o início de um esforço conjunto com o Governo do Estado para promover o desenvolvimento sustentável e inclusivo dos povos indígenas.

“Ao fomentar projetos que respeitem o meio ambiente, contribuímos para a sustentabilidade ambiental, alinhando-se com as práticas tradicionais dos povos indígenas. A Agência de Fomento e a Fundação Estadual dos Povos Indígenas tem o compromisso de garantir que os recursos sejam utilizados de maneira eficaz e que os projetos beneficiem diretamente as comunidades”, disse.

Nilton Makaxi, diretor-presidente da Fundação Estadual dos Povos Indígenas, enfatizou a importância dessa parceria: “Esta parceria com a Afeam representa um passo significativo para apoiar iniciativas e fortalecer as economias dos Povos Indígenas. Agradeço ao Marcos Vinicius pela sensibilidade”, disse.

Capacitação – A Afeam realizou um treinamento para capacitar a equipe técnica da Fundação no atendimento às linhas de crédito específicas para comunidades indígenas por meio do portal do cliente, uma ferramenta destinada aos parceiros técnicos da Agência que realizam atendimento presencial. O Treinamento abordou temas como avaliação de projetos, análise de viabilidade econômica, critérios de concessão de crédito, acompanhamento e monitoramento de projetos.

Fonte: Agência Amazonas

Entrevistas

Rolar para cima