Secretário do Mdic visita a Zona Franca de Manaus

Uallace Moreira coloca a pasta ministerial à disposição do modelo exitoso de desenvolvimento sustentável

Por Waldick Júnior

Encerrou nesta quinta-feira (6) uma agenda de dois dias do secretário nacional de Desenvolvimento Industrial, Comércio e Serviços, Uallace Moreira, em Manaus (AM). A pedido do vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Mdic), Geraldo Alckmin, o secretário visitou fábricas do Polo Industrial e se reuniu com empresários do setor.

A visita à capital amazonense acontece duas semanas após a primeira reunião do ano (e do novo governo) do Conselho de Administração da Zona Franca de Manaus (Suframa), presidida por Alckmin. Na ocasião, o vice-presidente brasileiro chamou o modelo econômico de “Zona Franca do Brasil” e defendeu a preservação das atividades econômicas atuais, como a indústria.

Acompanhado do superintendente interino da Suframa, Marcelo Pereira, Uallace Moreira visitou as fábricas da Samsung Eletrônica da Amazônia, Caloi Norte S/A, Moto Honda da Amazônia e LG Eletronics – empresas com participação expressiva no faturamento do Polo Industrial. Houve também uma visita ao Sidia Instituto de Ciência e Tecnologia. A agenda continuou nesta quinta-feira (6) com visitas às fábricas da Yamaha e Midea Carrier.

Durante a noite, o secretário do Mdic participou de um jantar realizado pela Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam), com a presença de empresários do setor, do superintendente interino da Suframa Marcelo Pereira e dos deputados federais Saullo Vianna (UB-AM) e Sidney Leite (PSD-AM). Ambos integram o Grupo de Trabalho do Congresso que discute a nova Reforma Tributária, tema sensível à Zona Franca.

Para o presidente da Fieam e anfitrião do jantar, Antonio Silva, a reunião foi “exitosa”. Segundo ele, o secretário nacional fez uma “excelente apresentação” sobre a maneira como o Mdic vai atuar e como a Zona Franca de Manaus está incluída nos planos de reindustrialização.

“Ele se colocou à disposição e ressaltou temas que são muito importantes para nós, como a pesquisa e desenvolvimento. Foi um encontro muito positivo e tenho certeza que ele saiu com muito mais conhecimento sobre o nosso modelo econômico, como tudo é real e um negócio de sucesso”, disse ele.

À comunicação da Suframa, o secretário do Mdic disse que o ministro Geraldo Alckmin ligou para ele e passou as demandas da Zona Franca quando ainda estava em Manaus.

“Ele ligou daqui mesmo para passar as orientações para que a gente tivesse a preocupação e o foco na questão do PPB, na questão do PD&I, na questão da Lei de Informática”, afirmou Uallace Moreira, garantindo que as demandas estão sendo tratadas como prioridade.

Foto: Diego Queiroz/Suframa

Currículo
Professor adjunto da Faculdade de Economia da Universidade Federal da Bahia (Ufba), Uallace Moreira atua na área de economia internacional, história econômica e economia brasileira. Tem como áreas de estudo o desenvolvimento industrial brasileiro e da Coreia do Sul. Foi consultor do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e pesquisador visitante do Korea Institute for Internacional Economic Policy (Kiep).

Entrevistas

Rolar para cima