Série “O Futuro é Hoje” aborda os desafios e oportunidades dos negócios e as novas tecnologias

Foto: Divulgação / ASN Nacional

A capacidade de inovar é uma característica cada vez mais exigida pelo mercado aos empreendedores. As novas tecnologias digitais mudaram a forma como os consumidores pesquisam, analisam e efetuam a compra de produtos e serviços; e as empresas não podem ficar de fora desse cenário se quiserem se manter competitivas.

A série “O Futuro é Hoje”, que está sendo veiculada às segundas e quintas-feiras, no canal do Sebrae do YouTube e no Canal Empreender, debate neste quinto episódio, sobre os desafios e oportunidades que os pequenos negócios encontram no mundo atual, influenciado pelas inteligências artificiais e algoritmos. Conduzida pelo eixo do empreendedorismo, a empreendedora e influenciadora Isabela Matte conversou com empresários e especialistas para entender o impacto dessas mudanças sobre as micro e pequenas empresas.

O gerente de Atendimento ao Cliente do Sebrae, Enio Pinto, explica que as empresas surgiram, historicamente, para resolver problemas. Com o tempo, elas passaram a satisfazer também os desejos dos consumidores. E agora, com as novas tecnologias, elas têm um desafio ainda maior, atender aos sonhos dos seus clientes. Além disso, segundo Enio, as empresas devem estar atentas aos propósitos sociais e às práticas sustentáveis.

Francisco Albuquerque e Wagner Lúcio, da Arco Hub, lembram que as empresas precisam estar atentas o tempo inteiro, buscando compreender e antecipar as mudanças, de modo a se adaptarem aos novos comportamentos do seu público. O “segredo” da longevidade dos negócios é a curiosidade e a energia para mudar permanentemente.

A especialista em gestão da inovação Marina Moreira lembra que a proximidade entre cliente e empresa nunca foi tão grande como agora. Ela explica que a atenção do cliente à personalização não permite que os negócios tenham com o consumidor o mesmo tipo de relacionamento que havia no passado.

“Hoje nós temos ferramentas de inteligência artificial que ajudam a entender o que o cliente quer, como e com qual preço”.

Marcos Perfeito, especialista em grandes negócios B2B com uso de inteligência artificial e idealizador da Ativa.ai, ressalta que a inteligência artificial e a automação da comunicação são tendências de mercado que muito em breve vão deixar de ser diferenciais competitivos para se tornarem condições competitivas necessárias para a sobrevivência das empresas.

A série “O Futuro é Hoje” é uma iniciativa do Sebrae que, ao longo do mês de dezembro de 2022, apresenta como os pequenos negócios podem oferecer soluções para as atuais demandas da sociedade. Cada episódio aborda um tema diferente sob a perspectiva do universo do empreendedorismo, com a participação de um time de especialistas e consultores do Sebrae, além de empreendedores renomados no mercado.

Confira a grade completa:

  • 8 de dezembro (quinta-feira) – Cidades Empreendedoras
    12 de dezembro (segunda-feira) – Energia
    15 de dezembro (quinta-feira) – Dinheiro
    19 de dezembro (segunda-feira) – Negócios
    22 de dezembro (quinta-feira) – Meio Ambiente

Fonte: ASN Nacional

Entrevistas

Rolar para cima