
Na primeira reunião do Conselho deste ano, presidida pelo governador do Amazonas, José Melo, foram aprovados 30 projetos industriais com investimentos estimados em R$ 2 bilhões e geração de 1.084 vagas no mercado de trabalho no período de até três anos. Um dos maiores destaques da pauta foi o empreendimento em Manacapuru da Rancho Ferradurinha para a fabricação de manteiga, doce de leite, iogurte e queijo, que deve abrir cerca de 24 empregos naquele município com investimento de aproximadamente R$ 2 milhões. “Uma demonstração de que a diversificação da matriz econômica é possível”, ressaltou o secretário de Estado de Planejamento, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Seplancti), José Jorge Júnior.
O governador José Melo destacou os números da pauta como um sinal de retomada do crescimento econômico do Estado. \”Um sinal de que a luz no fim do túnel está piscando. Também representa um suspiro e um cheiro de boas novas, de que estamos nos recuperando”, ressaltou. José Melo também fez questão de ressaltar que a revisão dos incentivos fiscais estaduais não afetará a competitividade do Polo Industrial de Manaus (PIM). “Essa revisão ocorre devido a uma determinação legal, definindo que ela deve ser feita a cada dez anos. Mas, não se preocupem, ela está sendo construída sob a palavra de ordem do equilíbrio”, observou.
A reunião também foi a primeira de José Jorge Júnior sob o comando da Seplancti. Antes de assumir a Secretaria, ele havia atuado na SUFRAMA por 13 anos. Ele substituiu na pasta o ex-secretário Thomaz Nogueira, que também havia atuado na SUFRAMA, na condição de superintendente, entre 2012 e 2014, antes do ingresso na Seplan-CTI.