14 de agosto de 2022

Foto: Isaac Júnior/Suframa

“Temos que espraiar mais as riquezas para toda a área de atuação da Suframa e também reduzir a dependência do PIM, fomentando outros vetores econômicos”, destaca Algacir Polsin, superintendente da autarquia.

Com a presença do vice-presidente da República, Hamilton Mourão, foi aberta nesta quinta-feira (30), no Centro de Convenções Vasco Vasques, a ExpoAmazônia Bio&TIC 2022. Ao longo dos próximos três dias, representantes de startups, institutos tecnológicos e empresas, bem como especialistas de órgãos públicos e privados, estarão reunidos com a finalidade de promover discussões, apresentações e atividades de fomento aos polos de Bioeconomia e de Tecnologia da Informação e Comunicação da região.

O superintendente da Suframa, Algacir Polsin, também esteve entre as autoridades que prestigiaram a abertura da exposição. Em seu pronunciamento, Polsin destacou, inicialmente, que o Polo Industrial de Manaus (PIM) – com faturamento recorde de R$ 158 bilhões em 2020 e empregabilidade acima de 100 mil trabalhadores diretos – ainda é a fortaleza do modelo Zona Franca de Manaus (ZFM), mas que a ZFM não se restringe a Manaus e às suas indústrias. “Temos que espraiar mais as riquezas para toda a área de atuação da Suframa e também reduzir a dependência do PIM, fomentando outros vetores econômicos. Sem dúvidas, o nosso pensamento vai inteiramente de encontro à proposta da ExpoAmazônia Bio&TIC 2022”, afirmou Polsin.

O superintendente também citou diversas ações da Suframa que estão em andamento visando à consolidação dos polos de bioeconomia e de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) na região, incluindo o recente lançamento do edital de gestão do novo Centro de Bionegócios da Amazônia (CBA); o processo licitatório para concessão de lotes no Distrito Agropecuário da Suframa (DAS); as mudanças em marcos legais para incentivar processos de industrialização com matérias-primas regionais; o envolvimento institucional nos projetos de implantação do BioDistrito Agroindustrial de Rio Preto da Eva (BioDarpe) e da Zona de Desenvolvimento Sustentável (ZDS) Abunã-Madeira; a atração de novos Institutos de Ciência e Tecnologia (ICTs) para a região e o aumento das instituições cadastradas junto ao Comitê das Atividades de Pesquisa e Desenvolvimento na Amazônia (Capda); e as colaborações diretas em projetos de fomento aos polos de mineração, fertilizantes, óleo e gás e à disseminação da tecnologia 5G na região, entre outras.

“São várias ações que estão em curso e que esperamos que tragam impactos positivos o mais breve possível para toda a Amazônia. A Suframa está atuando fortemente como integradora das ações dos diversos atores e parceiros na busca pela consolidação do desenvolvimento socioeconômico e sustentável da nossa região. Contem com a Suframa nessa missão e parabéns a todos os atores envolvidos na organização deste evento tão relevante”, complementou Polsin.

A Suframa participa da ExpoAmazônia Bio&TIC 2022 com dois estandes, nos quais servidores da Autarquia se revezam no atendimento aos interessados com o intuito de divulgar informações sobre projetos que visam à consolidação dos polos de Bioeconomia e de Tecnologia da Informação e Comunicação na Amazônia Ocidental e Amapá. Exemplares da edição comemorativa alusiva aos 55 anos da Zona Franca de Manaus produzida pela Revista PIM Amazônia estão disponíveis aos visitantes dos estandes da Suframa.

Programação
Entre os dias 30 de junho e 2 de julho, a programação da ExpoAmazônia Bio&TIC 2022 conta com exposições e diversas palestras e apresentações associadas às agendas técnicas das Trilhas de Conhecimento, promovendo debates e intercâmbios entre atores locais, nacionais e internacionais.

No total, são previstas a realização de aproximadamente dez trilhas sobre temas como “Oportunidades de Mercado”, “Zona Franca Verde”, “Posicionamento, Conhecimento e Inovação Amazônica”, “Bioeconomia: comunidade, tecnologias e agregação de valor”, “Tecnologias Disruptivas”, “Carreiras do Milênio”, “Indústria 4.0”, “Empreendedorismo e ESG”, “e-Gov e Pesquisa Científica”, “Fomentos e Investimentos para Inovação” e “Zona Franca Digital”.

Para mais informações sobre a grade de apresentações e sobre inscrições, pode-se acessar o link expoamazonia.com.

Evento
A ExpoAmazônia Bio&TIC 2022 é uma realização da Associação do Polo Digital de Manaus (APDM), do Centro de Biotecnologia da Amazônia (CBA), da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti) e do Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável da Amazônia (Idesam). O evento conta, ainda, com o apoio de diversos parceiros, entre entes públicos e privados.

Fonte: Suframa

Foto: Isaac Júnior/Suframa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat
1
Fale conosco através do Whatsapp