Turistas são incentivados a conhecer o Polo Industrial de Manaus

Setor da indústria foi o que mais cresceu nominalmente no 4º trimestre. no Amazonas. Foto: José Paulo Lacerda

As visitas são intermediadas pela Suframa

A programação de visitas a fábricas do Polo Industrial de Manaus (PIM) durante a Semana da Pátria foi encerrada com a visita de um grupo de 24 turistas de São Paulo à fábrica da Yamaha. No local, eles tiveram oportunidade de conhecer os produtos, processo produtivo, história e filosofia da empresa japonesa. Outro grupo de visitantes formado por 70 alunos do colégio Nossa Senhora das Graças, também de São Paulo, visitou a fábrica da Caloi nos dias 8 e 9 de setembro.

O pacote turístico incluiu city tour pelos principais pontos de atração cultural, social e gastronômica da cidade, passeio fluvial de navio pelos rios Negro e Solimões, finalizando com a visita à Yamaha, que está no Brasil desde 1970 e tem toda a linha de produção em funcionamento no PIM.

Ao final da visita, os turistas consideraram o momento único como altamente positivo, principalmente porque tiveram oportunidade de conhecer um outro lado da realidade local, além das belezas naturais. Para alguns, essa foi também a primeira oportunidade de estar num ambiente fabril.

Além de reconhecer a importância da empresa e o papel social dela no modelo Zona Franca de Manaus, os visitantes puderam verificar in loco o ambiente de produção e a realidade das indústrias do PIM.

De acordo com a pesquisa de satisfação realizada durante a visita, o que mais chamou a atenção foi o número de empregos, a organização e a segurança, assim como os trabalhos sociais realizados com os funcionários e a comunidade.

A atividade foi capitaneada pelo superintendente adjunto de Operações da Suframa, coronel Antônio Ribeiro, que fez alguns esclarecimentos sobre o funcionamento do modelo ZFM e apresentou alguns dados globais sobre o Polo Industrial.

Temas relacionados a logística dos produtos da Yamaha e do próprio PIM como um todo, além dos insumos utilizados, novas tecnologias e o processo de distribuição das mercadorias foram abordados durante a visita.

 Implementação

O projeto Zona Franca de Portas Abertas está em fase de implementação, e deverá estar implantado integralmente até o fim deste ano. Nesta fase, a solicitação de visitas pode ser encaminhada por e-mail para [email protected]. Outras informações podem ser obtidas no link https://www.gov.br/suframa/pt-br/zfm/zf-de-portas-abertas.

 Apoio

A iniciativa tem o apoio da Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur), Secretaria Municipal de Turismo (ManausCult), Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV/AM), entre outras entidades ligadas ao trade turístico.

Fonte: Suframa

Entrevistas

Rolar para cima