Vôlei e ginástica artística brilham e carimbam passaportes para as Olimpíadas

Com essas vitórias, Comitê Olímpico anuncia que Brasil já tem 105 vagas garantidas nos jogos de Paris 2024, em 17 modalidades esportivas
Foto: Terni Castro/ COB

Da Redação, com informações do COB

O final de semana teve gosto de vitória para os amantes do esporte olímpico brasileiro. No domingo, com a vitória de 3 sets a 2 sobre a Itália no Pré-olímpico, no Rio de Janeiro, a Seleção Brasileira masculina de vôlei se classificou para os Jogos Olímpicos. Somadas às últimas cinco vagas conquistadas pela ginástica artística no histórico Campeonato Mundial, que terminou também no domingo, o Time Brasil soma agora 105 vagas em Paris 2024.

Atualmente, já são 17 modalidades com atletas brasileiros confirmados nos próximos Jogos Olímpicos (veja lista completa no final do texto). E, para o Comitê Olímpico do Brasil (COB), o objetivo é aumentar este número de vagas nos Jogos Pan-americanos Santiago 2023, que começam daqui a 11 dias. O evento continental distribuirá vagas em 33 modalidades. Serão 21 modalidades com classificações diretas, além de outras 12 com pontuação importante no ranking.

“Ginástica artística e vôlei são duas modalidades importantes e estratégicas no planejamento esportivo do COB e ficamos muito felizes com as vagas conquistadas para os Jogos Olímpicos de Paris nos últimos dias. Foram resultados que nos encheram de orgulho e confiança de que estamos no caminho certo. Agora, o foco passa para os Jogos Pan-americanos, de onde queremos sair com o máximo possível de vagas olímpicas. Para isso, o COB dará todo o suporte necessário para nossos atletas alcançarem grandes resultados”, afirmou Ney Wilson, diretor de Alto Rendimento do COB.

Em jogo emocionante, vôlei masculino derrotou o atual campeão mundial

A classificação da equipe masculina de vôlei para Paris veio de forma emocionante. O Brasil precisava de uma vitória contra a atual campeã mundial, a Itália, na última partida do Pré-olímpico, para se classificar para Paris. Diante de um Maracanãzinho lotado, o time comandado por Renan Dal Zotto superou uma semana de altos e baixos e se impôs para confirmar a segunda e última vaga restante do grupo A, uma vez que a Alemanha já havia se classificado na primeira posição.

Com grande atuação de Darlan, maior pontuador da partida, com 19 pontos, e Lucarelli, logo atrás, com 17 pontos, o Brasil brilhou em quadra para vencer a forte seleção italiana por 3 sets a 2 (25×23 / 23×25 / 15 x 25 / 25×17 / 15×11). A partida também marcou a despedida do técnico Renan da seleção, que anunciou que se afastará para cuidar da saúde.

Ginastas Rebeca Andrade (à esquerda) e Flávia Saraiva, comemoram pódio inédito na Bélgica. Foto: Ricardo Bufolin/CBG

Ginástica fez história na Bélgica, com destaque para Rebeca Andrade

Quem também brilhou intensamente no final de semana foi a ginástica artística brasileira e sua estrela principal Rebeca Andrade. O saldo final do Campeonato Mundial, na Antuérpia, Bélgica, foi de seis medalhas, um recorde histórico para o país, sendo uma medalha de ouro, três de prata e duas de bronze. O Brasil encerrou a competição na quarta posição do quadro de medalhas. Das seis medalhas, cinco foram para Rebeca Andrade, sendo uma por equipes e o ouro obtido na prova de salto, no sábado, 7, quando, pela primeira vez, superou a americana Simone Biles, que ficou com a medalha de prata na modalidade. Vale destacar que Rebeca é a atual campeã olímpica no salto.

A ginasta Flavia Saraiva também chegou ao seu primeiro pódio em Campeonatos Mundiais, com o bronze no solo. Além de tantos pódios, o Brasil ainda se despediu da competição com sete vagas olímpicas na bagagem. Foram cinco por equipes feminina e duas no individual geral masculino, sendo uma nominal para o jovem Diogo Soares.

Os Jogos Pan-americanos serão disputados de 20 de outubro a 05 de novembro. As modalidades que distribuirão vagas diretas para Paris 2024 são: boxe, breaking, escalada esportiva, ginástica artística, ginástica rítmica, ginástica trampolim, handebol, hipismo adestramento, hipismo CCE, hipismo saltos, hóquei sobre grama, nado artístico, pentatlo moderno, polo aquático, saltos ornamentais, surfe, tênis, tênis de mesa, tiro com arco, tiro esportivo e vela.

Veja, abaixo, a lista atualizada de vagas garantidas pelo Brasil em Paris 2024

Atletismo (12)

Feminino

Marcha atlética 20km (2)

Masculino

Arremesso do peso

Marcha atlética 20km

Maratona

100m rasos (2)

110m com barreiras

400m rasos (2)

400m com barreiras

Salto triplo

Canoagem slalom (2)

Feminino

K1

C1

Canoagem velocidade (1)

Masculino

C1 1000m

Ciclismo BMX Racing (1)

Feminino

Individual

Futebol (18)

Feminino

Equipe

Ginástica artística (7)

Feminino

Equipe

Masculino

Diogo Soares

+1 atleta individual geral

Ginástica rítmica (6)

Feminino

Individual

Equipe

Hipismo saltos (3)

Equipe

Natação (4)

Feminino

1500m livre

Masculino

100m livre

400m livre

100m borboleta

Rugby (12)

Feminino

Equipe

Saltos ornamentais (2)

Feminino

Plataforma 10m

Masculino

Plataforma 10m

Surfe (3)

Masculino

Filipe Toledo

João Chianca

Feminino

Tatiana Weston-Webb

Tênis de mesa (6)

Feminino

Equipe

Masculino

Equipe

Tiro com arco (1)

Masculino

Recurvo individual

Tiro esportivo (1)

Masculino

Pistola de ar 10m

Vela (2)

Masculino

Fórmula Kite

IQFoil

Vôlei (24)

Feminino

Equipe

Masculino

Equipe

TOTAL – 105 VAGAS

Fonte: COB

Entrevistas

Rolar para cima