Autoridades e população de Autazes discutem demarcação de terras no município

A Audiência Pública conta com a participação da Prefeitura, da Câmara, da população em geral, incluindo os pecuaristas locais, o documento clama por representantes das esferas estadual e federal, como parlamentares, procuradores, juízes, além de representantes de entidade indígena

O município de Autazes (a 113 km de Manaus) vai sediar no próximo dia 23, sexta-feira, às 9h, na Quadra Poliesportiva Juca Siqueira, uma Audiência Pública para discutir os processos em andamento nas instâncias da justiça, que tratam sobre a demarcação de terras dentro do território municipal. A solicitação foi feita pelo vereador José Tadeu Cabral Martins (PSC), sendo aprovada na Câmara Municipal de Autazes com o apoio da Prefeitura Municipal.

A audiência foi pleiteada com a justificativa de debater a importância de uma discussão ampla acerca do assunto, especialmente relacionado aos impactos de uma possível decisão que culmine com a demarcação de áreas de terras rurais e que poderá afetar diretamente toda uma cadeia produtiva responsável por girar a roda da economia local.

“É de conhecimento, que o município de Autazes, por toda a sua tradição como o maior produtor de queijo e por possuir a maior bacia leiteira do Estado, tem no setor primário, especialmente na pecuária, sua principal atividade econômica, que contribui para a geração de emprego e renda desde sua fundação. Nosso município é conhecido tradicionalmente como a terra do leite e do queijo”, destaca trechos do conteúdo do documento.

Em outro parágrafo, consta a posição dos organizadores da ação, no sentido de reconhecer a importância dos povos originários na construção cultural do município de Autazes, todo o histórico de luta e resistência.

“No entanto, na atual conjuntura, é preciso haver um ponto de inflexão, à medida em que vislumbramos um cenário de sérios impactos econômicos, sobretudo, diante de um processo que pode mudar radicalmente o futuro de toda uma população”.

A audiência pública conta com a participação da Prefeitura, da Câmara, da população em geral, incluindo os pecuaristas locais, o documento clama por representantes das esferas estadual e federal, como parlamentares, procuradores, juízes, além de representantes de entidade indígena.

Quadra Poliesportiva Juca Siqueira em Autazes/AM. Foto: Silas Laurentino

O QUE: Autoridades e população de Autazes reúnem para discutir demarcação de terras no município

QUANDO: 23 de junho (sexta-feira)

ONDE: Quadra Poliesportiva Juca Siqueira

HORÁRIO: 9h

Entrevistas

Rolar para cima