Porto de Parintins, no Amazonas, é reaberto após receber obras de revitalização

O terminal estava inoperante desde 1º de julho de 2022
Foto: Divulgação

Fechado desde 1º julho de 2022, Terminal Portuário de Parintins, distante 372 km de Manaus/AM, voltou a oferecer o serviço de transporte de passageiros e cargas. Estimativa é que 1,5 mil pessoas utilizem o porto semanalmente.

O Ministério dos Transportes, por meio do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), finalizou as obras de revitalização do Porto da Ilha Tupinambarana, que passou por diversas interdições no último ano devido a dificuldades técnicas que inviabilizaram o pleno funcionamento da unidade portuária. Para garantir a segurança dos usuários, realizou-se a troca de chapas metálicas que apresentavam desgaste do fundo do cais flutuante. O investimento da obra foi de aproximadamente R$ 6 milhões.

O terminal estava inoperante desde 1 de julho de 2022. Reaberto na terça-feira (17), o empreendimento voltou a oferecer serviços de transportes de passageiros e de cargas, bem a tempo do período de alta estação no Norte do país. Uma grande quantidade de navios de turismo deve atracar no local nas próximas semanas. O município de 116 mil habitantes também é abastecido por meio desse porto, que funciona como um importante polo de renda e emprego da região.

Fonte: Portos e Navios

Entrevistas

Rolar para cima