Queda de avião deixa 14 mortos no Amazonas

Aeronave levava turistas à cidade de Barcelos, conhecida pela prática da pesca. Força-tarefa foi criada para tentar agilizar identificação das vítimas
Chegada dos corpos à Base Aérea de Manaus no domingo. Foto: Mauro Neto/ Secom

Da Redação, com informações da Agência Amazonas de Notícias

Já estão em Manaus os corpos das vítimas do acidente aéreo no município amazonense de Barcelos (distante 399 km da capital). Os corpos chegaram na tarde de domingo, 17, após uma operação conjunta entre o Governo do Amazonas e a Força Aérea Brasileira (FAB), e foram levados o Instituto Médico Legal (IML), onde passarão por exame de necropsia. O acidente ocorreu na tarde de sábado, 16, e deixou 14 mortos.

Com a chegada dos corpos na capital amazonense, a Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas) montou uma sala de apoio psicossocial aos familiares das vítimas na sede do IML.

O Departamento de Polícia Técnico-Científica do Estado do Amazonas (DPTC), seguindo protocolos de Identificação de Vítimas de Desastres, montou uma força-tarefa, unindo profissionais do IML e do Instituto de Identificação do Amazonas, para que os corpos das vítimas sejam identificados até a manhã desta segunda-feira, 17.

O acidente – A aeronave do modelo Embraer EMB-110 Bandeirante levava os 12 turistas a bordo, além do piloto e do copiloto. O avião saiu da capital com destino à cidade de Barcelos, no interior do estado, conhecida pelo turismo de pesca. A queda aconteceu quando o avião tentava pousar na cidade. Chovia forte no momento do acidente.

As investigações sobre as causas serão realizadas pela Polícia Civil do Amazonas e pelo Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA VII).

“Um dos eixos de ação da Força Aérea foi enviar uma equipe de militares altamente qualificados para fazer os lançamentos de todos os detalhes e dados necessários para que, então, a Força Aérea possa efetuar o relatório de acidente, enumerando os fatores contribuintes visando, assim, evitar que acidentes como esse ocorram no futuro”, disse o comandante do VII Comar, David Alcoforado, durante coletiva de imprensa na tarde deste domingo.

O secretário de Segurança Pública do Amazonas, coronel Vinícius Almeida, destacou os esforços da Polícia Militar do Amazonas (PMAM) e equipes do Corpo de Bombeiros (CBMAM). A partir do momento em que soubemos do acidente em Barcelos, de imediato, as forças de segurança que se encontravam no município passaram a agir”, afirmou, na coletiva.

Entrevistas

Rolar para cima