Edição 167

Editorial da Revista PIM Amazônia - Ed. 167 (Fev-24)

Ao completar 57 anos em 2024, a Zona Franca de Manaus ainda é desconhecida, ou pouco compreendido por muitos brasileiros, inclusive entre moradores da região amazônica.

Nesta edição, reportagem especial aborda a história e as características que a sustentam há décadas, para entender a importância nacional, compreender processo histórico que levou esse modelo aos moldes que ele se encontra hoje e desfazer o mito de que a Zona Franca abrange e confere benefícios apenas à capital do Amazonas, sendo na verdade um lugar do Brasil e para o Brasil, a PIM Amazônia conversou com profissionais da área da economia e da história da região.

Um ponto ainda ignorado por muitos brasileiros é que o modelo Zona Franca engloba não só o Amazonas, como também os estados da Amazônia Ocidental (Acre, Rondônia e Roraima), além das cidades de Macapá e Santana, no Amapá.

Esse modelo de desenvolvimento econômico foi implantado pelo governo brasileiro para viabilizar uma base econômica na Amazônia e promover a melhor integração produtiva e social dessa região ao restante do país, garantindo a soberania nacional sobre suas fronteiras, levando desenvolvimento econômico aliado à proteção ambiental e proporcionando melhor qualidade de vida a essas populações.

Leia ainda uma entrevista exclusiva com o Governador do Amazonas, Wilson Lima, que aborda dentre outros assuntos, a importância da Zona Franca para a preservação ambiental da Região Amazônica e para a manutenção da floresta em pé, bem como as ações desenvolvidas pelo governo nas áreas de infraestrutura e meio ambiente.

Você também confere um balanço anual do segmento de cabotagem e o transporte de contêineres pela bacia amazônica, que além dos volumes de movimentação traz também um alerta para a seca dos rios aguardada para este ano de 2024.

E mais, conheça a aniversariante deste mês, a cidades de Macapá, capital do Amapá, que celebra 266 anos sendo a única capital brasileira cortada pela linha do Equador e conhecida como a capital do meio do mundo.

Boa leitura e até a próxima!

Clique abaixo e leia a edição completa.

Edição 167

Entrevistas

Rolar para cima