Japão faz pouso histórico de robô na lua

Operação foi transmitida ao vivo pela internet. País se tornou o quinto na história e o terceiro neste século a realizar um pouso lunar
Impressão artística do módulo SLIM cruzando a superfície da lua. Foto: JAXA/ Divulgação

Da Redação, com informações da CNN

Nesta sexta-feira, 19, o Japão se tornou o quinto país a colocar um veículo espacial na lua e o terceiro a realizar este feito no século 21. Segundo A Agência Japonesa de Exploração Aeroespacial (JAXA) o pouso histórico do explorador robótico Smart Lander for Investigating Moon (SLIM) foi completado com sucesso após uma manobra que durou cerca de 20 minutos. A operação foi transmitida ao vivo pela internet.

A próxima ambição da JAXA é que o módulo de aterrissagem SLIM torne-se um projeto eficaz, que poderá aterrissar não apenas em pequenas áreas de interesse na Lua, mas também em planetas como Marte.

Para o pouso na lua, foi utilizado um explorador robótico conhecido como “Moon Sniper”, que carrega uma nova tecnologia de precisão para demonstrar um pouso “pontual”. Já o local de alunissagem, ou seja, escolhido para o pouso, foi dentro de uma planície lunar chamada Mar do Néctar, logo ao sul do Mar da Tranquilidade, onde a Apollo 11 pousou em 1969.

A Índia já havia conseguido pousar na lua ano passado, tornando-se o quarto país – depois dos Estados Unidos, da antiga União Soviética e da China – a executar uma aterragem controlada na Lua, quando a sua missão Chandrayaan-3 chegou perto do polo sul lunar em Agosto.

Entrevistas

Rolar para cima