Edição 150

Revista PIM Amazônia atinge marca de 150 edições com novas ações para a divulgação da região. O destaque é o lançamento do podcast "Negócios na Amazônia"

A ECONOMIA E OS NEGÓCIOS NA AMAZÔNIA

A Amazônia Legal é uma área que corresponde a 59% do território brasileiro e engloba a totalidade de nove estados: Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins, e parte do estado do Maranhão, perfazendo 5 milhões de km², segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Nela residem 56% da população indígena brasileira.

O conceito de Amazônia Legal foi instituído em 1953 e seus limites territoriais decorrem da necessidade de planejar o desenvolvimento econômico da região e, por isso, não se resumem ao ecossistema de selva úmida, que ocupa 49% do território nacional. O Mato Grosso, por exemplo, tem uma parte do estado no bioma Amazônia e outra no Cerrado, mas ele faz parte da Amazônia Legal. O Maranhão também faz parte da região, mas não é o estado inteiro.

Os limites da Amazônia Legal foram alterados várias vezes em consequência de mudanças na divisão política do país. O Plano Amazônia Sustentável (PAS), lançado em 8 de maio de 2008 pelo governo federal, considera integralmente o Estado do Maranhão como parte da Amazônia Brasileira e uma parte na Amazônia Legal.

De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a região é composta por 772 municípios distribuídos da seguinte forma entre os estados: 52 municípios de Rondônia, 22 municípios do Acre, 62 do Amazonas, 15 de Roraima, 144 do Pará, 16 do Amapá, 139 do Tocantins, 141 do Mato Grosso, bem como por 181 municípios do Maranhão, situados ao oeste do Meridiano 44º.

Ao longo destas 150 edições publicadas, foram mais de 1,5 mil reportagens retratando e discutindo a economia e as oportunidades de negócio em toda a região Amazônica. Sua economia é baseada principalmente na mineração, na indústria e no agronegócio.

A partir desta edição, vamos conhecer personagens e os novos negócios que estão transformando a região, como por exemplo o fundador do Waku Sese, Francisco Daou, pioneiro na comercialização do açaí frozen, que hoje ganhou admiradores e invadiu o mundo.

Conheça em “Negócios”, dois exemplos de novas iniciativas que exploram as riquezas naturais da Amazônia e dão um novo significado para o desenvolvimento sustentável da região.

Confira isso e muito mais nesta edição especial.

Boa leitura e até a próxima! Acesse abaixo a edição digital.

Revista PIM Amazônia – Edição 150

Entrevistas

Rolar para cima