Atividade do setor privado dos EUA contrai pelo 2º mês consecutivo, mostra PMI

Foto: Lucy Nicholson/Reuters

Fraqueza se deu particularmente no setor de serviços, uma vez que a demanda enfraqueceu diante da inflação e de condições financeiras mais apertadas

A atividade do setor privado dos Estados Unidos contraiu em agosto pelo segundo mês consecutivo e atingiu o ponto mais fraco em 18 meses, com particular fraqueza no setor de serviços, uma vez que a demanda enfraqueceu diante da inflação e de condições financeiras mais apertadas.

Índice de Gerentes de Compras (PMI) Composto preliminar da S&P Global para agosto caiu para 45 — o menor nível desde fevereiro de 2021 — de leitura final de 47,7 em julho. Uma leitura abaixo de 50 indica contração da atividade.

A queda foi mais notável em serviços, já que o PMI do setor caiu para 44,1 de 47,3 no mês passado. O índice da indústria ainda mostrou uma expansão modesta de 51,3, ante 52,2 em julho.

Ambos os resultados foram os mais baixos desde meados de 2020 e também ficaram abaixo da estimativa em pesquisa da Reuters. A expectativa para o PMI de serviços era de 49,2, enquanto que para a indústria estava em 52.

“Faltas de material, atrasos de entregas, aumentos nas taxas de juros e fortes pressões inflacionárias serviram para amortecer a demanda dos clientes, de acordo com os entrevistados”, disse o relatório.

Fonte: Reuters

Entrevistas

Rolar para cima