“Cadernos de Inovação em Pequenos Negócios” reúne artigos e estudos de caso do programa ALI

Foto: Divulgação / ASN Nacional

O Sebrae e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) lançam o primeiro “Cadernos de Inovação em Pequenos Negócios – Comércio e Serviços”, composto por artigos e estudos de caso de Agentes Locais de Inovação (ALI) que atuaram nos estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná e Maranhão. Ao todo, 17 trabalhos de pesquisadores foram selecionados pelos orientadores do programa para este primeiro volume.

Na apresentação, o professor adjunto da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão e orientador do ALI, Diego Carvalho Viana, afirma que a “obra está profundamente vinculada a um processo de construção do conhecimento científico, que em cada capítulo aborda uma experiência de produção prática com aplicações acadêmicas que procura destacar o que os autores têm refletido criticamente”.

Um exemplo é o primeiro texto do caderno, intitulado “O desafio da gestão de custos atrelada a produtividade: uma análise sobre bares e restaurantes do município de Caçador/SC”. De autoria de Andressa Massocco, ALI e especialista em Gestão Estratégica de Empresas (Unoesc), o estudo de caso traça, por meio de uma análise qualitativa e quantitativa, um panorama sobre as micro e pequenas empresas participantes do programa na cidade em questão. A pesquisa trabalha dados como o indicador de custos, considerado um dos mais relevantes pelos empresários do setor de bares e restaurantes. A finalidade foi averiguar o desempenho das participantes, levando em consideração o “antes” e “depois” do ingresso no programa ALI, tendo como principais parâmetros o indicador de produtividade e o radar da inovação.

Segundo o coordenador do Núcleo de Negócios Tradicionais da Unidade de Inovação do Sebrae, Marcus Vinícius Bezerra, o objetivo é propor uma publicação nacional com os demais profissionais do Projeto de Agentes, no âmbito da Política de Inovação do Sistema Sebrae, que tem como objeto a promoção da inovação para o desenvolvimento sustentável do país. “Além de publicar esse material, queremos que sirva de inspiração para os novos agentes”.

Fonte: ASN Nacional

Entrevistas

Rolar para cima