Conhece o delivery de gasolina? Modalidade é um atrativo para gestores de frotas

Entenda como funciona a venda de combustível por delivery, que ainda é pouco utilizada no Brasil

Você sabia que é possível comprar combustível para abastecer o veículo sem sair de casa? Apesar de regulamentado pela ANP (Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis) desde 2021, o sistema de delivery de gasolina e etanol está presente em poucas regiões do Brasil.

A Zapay, startup de tecnologia e pagamentos focada em facilitar a vida dos proprietários de veículos, traz informações sobre como funciona esse serviço.

A Resolução 858/2021 da ANP regulamenta o abastecimento sem sair de casa apenas para gasolina e etanol, o que significa que não é possível a comercialização em domicílio de outros combustíveis, como diesel e GNV.

De acordo com o órgão, o objetivo é aumentar a eficiência e competitividade do mercado de venda de combustíveis do Brasil. O assunto já era discutido desde 2018, quando houve a greve nacional de caminhoneiros, que provocou uma escassez na oferta desse produto em todo o país.

Essa modalidade de serviço pode ser bastante atrativa, por exemplo, para gestores de frota, já que é possível abastecer múltiplos veículos sem precisar se deslocar.

O posto de combustível que quiser aderir ao modelo de delivery precisa obter uma autorização específica junto à ANP, e deve estar adimplente com o Programa de Monitoramento da Qualidade da ANP (PMQC).

As entregas só poderão ser feitas por postos que também funcionam fisicamente, e ficam restritas aos limites do município onde se encontra o varejista.

Infelizmente a ANP ainda não disponibiliza no site uma relação com os postos de gasolina que oferecem essa modalidade. Por isso, o ideal é que o consumidor se informe se o seu posto de gasolina de confiança oferece o serviço.

De acordo com a ANP, esse tipo de comercialização deve ser feita exclusivamente por meio de canais digitais, como sites e aplicativos, sendo possível fazer o agendamento de horário para o abastecimento. Todo o pagamento é feito pela plataforma (via cartão de crédito, pix, entre outros), incluindo o custo do frete até o local desejado.

O abastecimento é feito por meio de um pequeno caminhão-tanque com uma espécie de bomba e mangueira parecida com a dos postos, mas há algumas restrições de segurança. O abastecimento deve sempre ser feito em ambiente aberto e ventilado (sendo proibida a ação em locais fechados, como garagens e galpões cobertos).

Outro requisito é que o local tenha piso impermeável. Também é vedado o delivery de combustível em locais próximos a galerias pluviais e em vias urbanas de trânsito rápido.

Fonte: Mercado & Consumo

Entrevistas

Rolar para cima