Dólar sobe a R$ 5,29 enquanto Ibovespa fecha abaixo de 100 mil pontos após decisão do Copom

Além da decisão do BC pela manutenção da Selic em 13,75%, também pesou no mercado as novas críticas de Lula a Campos Neto e a escalada no conflito entre os titulares da Câmara dos Deputados e do Senado

O Ibovespa fechou em queda de 2,29% nesta quinta-feira (23), aos 97.926,34 pontos, invertendo o movimento de alta visto mais cedo, enquanto investidores digerem a decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) em manter a taxa Selic no elevado patamar de 13,75%.

Pregão também foi influenciado por novas críticas do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao BC e pela escalada no conflito entre os titulares da Câmara dos Deputados e do Senado.

Já o dólar teve alta de 1,02%, cotado a R$ 5,289 na venda. O receio em torno dos atritos entre o governo Lula e o Banco Central, após a autoridade monetária ter descartado cortes da Selic no curto prazo, se sobrepôs a todos os demais fatores baixistas para a moeda norte-americana hoje.

Com a Selic em patamares altos por mais tempo, o que torna o Brasil mais atrativo para os investidores estrangeiros, era natural esperar uma queda do dólar ante o real nesta quinta-feira. Só que o receio de que a relação entre governo e BC se deteriore ainda mais colocou a moeda norte-americana em trajetória de alta ante o real.

Fontes: CNN / Reuters

Entrevistas

Rolar para cima