Empresas apresentam projetos de sucesso na 23ª Mostra da Qualidade

Com o tema “Busca de Qualidade Incomparável, por meio de Organizações Ágeis no Processo de Sondagem de Motocicleta”, a Yahama Motor da Amazônia expôs os processos realizados na linha três do chassi, que renderam a elevação das taxas de qualidade, velocidade, disponibilidade e, principalmente, da taxa de Overall Equipment Effectiveness (OEE) - Indicador de Performance de Equipamento.

Equipe multiprofissional, afinada com os métodos adequados, proporciona produto de qualidade e economia à empresa. É o que demonstra o projeto “Melhoria na Detecção de Vazamento”, apresentado pelo engenheiro sênior da Midea Carrier, Matheus Moreira de Azevedo, na 23ª Mostra de Gestão do Prêmio Qualidade Amazonas, que está sendo realizada até amanhã no Sesi Clube do Trabalhador. Implantado em junho do ano passado, o projeto evitou gastos de US$ 240 mil na compra de máquinas novas para solucionar um problema de vazamento de gás hélio em aparelhos de ar-condicionado.

Midea Carrier concorre na modalidade processos no PQA 2022. Foto: Divulgação/Fieam

A empresa investiu R$ 250 mil para economizar US$ 240 mil. “Tivemos um save (saldo) de mais de R$ 100 mil, com os problemas que deixaram de ser gerados em campo”, disse o especialista da qualidade. “É muito importante para os nossos clientes comprar um ar-condicionado sem falhas, sem vazamentos e estar disponível para poder instalar e fazer sua função, que é refrigerar o ambiente”, disse ele.

De acordo com Matheus, o problema foi detectado por meio do Sistema de Pós-Vendas, que registra todas as Ordens de Serviço (OS). “Pegando todas as OS e utilizando o princípio de Pareto, percebemos que o problema eram os vazamentos, fizemos uma matriz Sefti sobre a segurança e emergência e, entre outras coisas, para ver qual que deveria ser o projeto focado”, explica o engenheiro.

Mais de 20 profissionais estão envolvidos no projeto, entre especialistas da qualidade, engenharia industrial, manutenção e compras. Com o projeto em andamento, a empresa teve redução no número de reclamações recebidas por meio das pesquisas de satisfação.

Equipe da Ceimma – Centro de Intendência da Marinha em Manaus. Foto: Divulgação/Fieam

Marinha concorre ao troféu Diamante

O Centro de Intendência da Marinha (Ceimma) participa pelo sétimo ano do Prêmio Qualidade Amazonas (PQA). Em 2021 o Centro ganhou o Troféu Ouro e este ano pretende conquistar o Diamante na modalidade Gestão. De acordo com o capitão de Fragata (IM) da Marinha, Alexandre Barbosa Gouvêa, é sempre um privilégio poder acompanhar a evolução do Ceimma em suas participações no PQA.

“Obviamente, este prêmio é um objeto de desejo nosso e muito mais do que um objeto de desejo, costumo dizer sobre os benefícios que o programa traz para o Ceimma”, observa o capitão, ao relatar que a experiência traz melhorias ao dia a dia e ao serviço desenvolvido pela organização militar. “Toda a instituição do Ceimma participa, desde a montagem do relatório, no início do ano, até a preparação para receber a visita dos examinadores e estar na mostra”, afirma o militar.

“O mais importante é vermos que as melhorias apontadas, após a participação do Programa, são implementadas e benéficas para todos os nossos clientes e para as nossas organizações militares”, avaliou o capitão.

Um dos exemplos de melhorias colocadas em prática pela Marinha é a economia com transporte, com a escolha da cabotagem como o principal modal para recebimento dos gêneros adquiridos no Rio de Janeiro. “Isso traz uma economia de 1/3, comparado ao modal rodoviário e, sem dúvida nenhuma, a economia dos recursos públicos é algo que o Ceimma está sempre buscando”, disse o capitão.

Equipe Conecthus apresenta inovação com a Cápsula Vanessa. Foto: Divulgação/Fieam

Cápsula Vanessa compete em Inovação

Concorrendo na modalidade Processo, categoria Inovação, o projeto da Cápsula Vanessa foi apresentado pelo gerente de projetos da empresa Conecthus Instituto de Tecnologia e Biotecnologia do Amazonas, Aristeu Jonathas. Ele atua na área de Hardware do laboratório de confiabilidade NPI e de Metrologia da empresa.

Segundo Jonathas, a Cápsula Vanessa foi criada para atender uma solução que trouxesse conforto e melhorasse os tratamentos de saúde dos pacientes acometidos pela covid-19. “Nossa meta foi atingida com o restabelecimento da saúde dos pacientes e a redução de afastamento dos profissionais da saúde”. A verificação da eficácia da cápsula Vanessa foi feita por meio dos técnicos da empresa Conecthus junto aos leitos.

Apresentação HDL da Amazônia Indústria Eletrônica Ltda. Foto: Divulgação/Fieam

A mostra também contou com as apresentações das empresas HDL da Amazônia Indústria Eletrônica Ltda, Colégio Palas Atena, Rastreon e Panificadora Nobre, que fecharam as primeiras horas da 23ª Mostra de Gestão.

Equipe Yamaha Motor da Amazônia. Foto: Divulgação/Fieam

PQA mostra métodos de alta performance industrial

Com o tema “Busca de Qualidade Incomparável, por meio de Organizações Ágeis no Processo de Sondagem de Motocicleta”, a Yahama Motor da Amazônia expôs os processos realizados na linha três do chassi, que renderam a elevação das taxas de qualidade, velocidade, disponibilidade e, principalmente, da taxa de Overall Equipment Effectiveness (OEE) – Indicador de Performance de Equipamento.

A iniciativa ocorreu na 23ª Mostra de Gestão e Melhorias para a Qualidade, promovida até sexta-feira (14) pela Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam), no Sesi Clube do Trabalhador (Avenida Cosme Ferreira, 7399 – São José.

Na oportunidade, o representante e analista industrial da Yamaha Motor, Rafael Ferreira, revelou que os operadores tinham bastante dificuldade na parte de montagem dos equipamentos. “A inclusão de novas tecnologias e métodos, ligados tanto à automação quanto à capacitação dos soldadores, fez com que o nosso OEE superasse a meta de 91%, chegando a 96,29%”, afirmou o analista.

Também presente na modalidade de Processo, a Yamaha Motor Componentes da Amazônia apresentou o case no qual foram analisados componentes químicos presentes na fábrica, chegando a uma problemática devido ao uso da acetona PA, um solvente presente no teste do ângulo de brunimento, que é uma operação realizada dentro de um cilindro polidor que ao girar criar risco em posições angulares, a quais precisavam ser monitorados.

De acordo com a técnica em química e representante da empresa, Stheyse Bastos, a acetona PA é caracterizada por ser um líquido incolor e de odor forte, também classificada como produto irritante, inflamável e controlado pela Polícia Federal – tendo em vista que esse componente pode também ser utilizado na fabricação de drogas ilícitas. Por esse motivo, caso houvesse falhas no reporte a uma auditoria, a Yamaha Motor Componentes poderia sofrer algumas penalidades que iam desde a suspensão ou cancelamento de funcionamento da fábrica ou a uma multa de um pouco mais de milhão de reais.

“Pensando na segurança de nossos colaboradores e na sustentabilidade, além dos possíveis prejuízos, decidimos então realizar um teste com uma moeda por baixo de papel e, ao riscarmos a superfície com um lápis, verificamos que era possível realizar um novo método de análise das ranhuras no cilindro polidor”, explicou a química, enfatizando que os novos materiais, lápis e papel transparente, semelhante ao acetato, eram usados em outras funções e anteriormente descartados, mas que agora proporcionam resultados muito mais satisfatórios que os anteriores.

Outro projeto que se destacou pelas pequenas, mas significativas mudanças, foi o apresentado pela Semp TCL Indústria e Comércio Eletrônico. Adam Mendes, responsável pelo setor de engenharia, detalhou os processos que foram realizados para o “Aumento da Capacidade de Montagem das TVs de 32 polegadas” tema do projeto.

Segundo Mendes, o objetivo principal era eliminar diversos desperdícios de tempo, principalmente durante o manuseio do produto na linha de montagem. “Nós então tiramos algumas etapas, como o uso de fitas desnecessárias na embalagem e a utilização de uma manta de transporte, além de evitar o giro do colaborador para pegar componentes, o que afetava tanto o tempo de produção quanto a ergonomia”.

Além de trazer mais conforto aos funcionários, Mendes esclarece que as melhorias que foram implantadas somaram um ganho de 7% a mais para a empresa, e ainda proporcionou maior integração dos trabalhadores, já que as mudanças foram feitas em conjunto com todos os setores da fábrica.

Participando tanto da modalidade de processo quanto de gestão, a Inventus Power Eletrônica do Brasil Ltda abordou as melhorias no processo produtivo de baterias. Thiago Pinto, gerente de qualidade sênior, explicou que foram definidas quatro fases: mapeamento, desenvolvimento, implantação e validação, com equipe definida pela alta direção que buscou estabelecer dispositivos de automação via softwares para auxiliar no processo de fabricação, aumentando a eficiência e diminuindo as falhas em 60%.

Com relação à gestão, o diretor executivo da Inventus, Walber Miranda, destacou, após a apresentação do plano de negócios, que a participação da empresa no PQA é algo muito maior que um simples evento. “Esse é um momento de reconhecimento e de superação de toda a equipe, pois podemos mostrar com orgulho todas as mudanças que temos feito e levado ao mercado”, pontuou.

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