Hospital Abelardo Santos, em Icoaraci, adere ao projeto ‘Hospitais Saudáveis’

Iniciativa incentiva práticas sustentáveis dentro do ambiente hospitalar, mobilizando pessoas e entidades parceiras
Foto: Divulgação / Agência Pará

Práticas sustentáveis para a redução do consumo de carbono permitiram ao Hospital Regional Dr. Abelardo Santos (HRAS), localizado no distrito de Icoaraci, em Belém, ser incluído na lista de instituições que contemplam o projeto ‘Hospitais Saudáveis’ e da ‘Rede Global Hospitais Verdes e Saudáveis’. O programa é de uma organização não governamental dedicada a mobilizar pessoas e instituições em prol da sustentabilidade do setor saúde e da saúde pública e ambiental.

A gerente administrativa do HRAS, Patrícia Quaresma, explica, “o Hospital Abelardo Santos aderiu ao programa Desafio de Energia, inserido no projeto Hospitais Saudáveis, e que consiste em ser um instrumento de gestão de energia dentro das unidades de saúde, onde, são criadas culturas de sistematização de dados e promoção do uso racional da energia”.

“Para que pudéssemos concluir a participação no desafio de energia, mensuramos e catalogamos os dados sobre a emissão de carbono e eficiência energética no ano de 2021. A partir disso, conseguimos traçar metas e estratégias para uma economia ainda maior de energia, além de práticas sustentáveis. O projeto veio como um ponta-pé inicial para fortalecer a sustentabilidade dentro da nossa instituição, já que iremos trabalhar em cima desses dados, como um plano de melhoria”.

Práticas
A atuação da equipe de manutenção da unidade é primordial para que práticas sustentáveis possam ser inseridas nas rotinas dos colaboradores e pacientes do HRAS. “Temos como exemplo de práticas a utilização inteligente de energia elétrica nos setores, como a tecnologia LED, que é utilizada em todo o prédio, manutenção preventiva de todo o sistema elétrico e do grupo de geradores. Além disso, utilizamos placas solares para o aquecimento da água e permitimos um grande aproveitamento da iluminação natural”.

Para Jean Cleber, diretor geral da unidade, tais práticas permitem a redução de custos e otimizam o uso de insumos no hospital. “Percebemos que, após a implantação de todas essas ações, conseguimos reduzir consideravelmente o consumo de energia em todas as áreas da unidade. Por isso, a participação do HRAS no projeto Hospitais Saudáveis comprova a dedicação em atuar de forma cada vez mais sustentável e com responsabilidade”.

SERVIÇO

O Hospital Regional Dr. Abelardo Santos é uma unidade pública, com 340 leitos de internação, entre clínicos e de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), adultos e pediátricos. A unidade é administrada pelo Instituto Mais Saúde, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).

Fonte: Ascom HRAS

Entrevistas

Rolar para cima