Yamaha e prefeitura realizam ação de limpeza no igarapé do Gigante em Manaus

Ação deste sábado (9), é fruto da parceria da montadora do Polo Industrial de Manaus (PIM), durante a celebração do “Yamaha Day” alusiva ao aniversário de 67 anos da multinacional japonesa

A Yamaha Motor da Amazônia em parceria com a prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp), realizaram ação de limpeza no igarapé do Gigante, um dos braços de rio da bacia do Tarumã, na zona Oeste da capital Manaus. Foram oito toneladas de resíduos retiradas das águas, neste sábado (9). Diversos big bags de lixo foram recolhidos do rio durante a ação.

Segundo José Rebouças, subsecretário de operações da Semulsp, a limpeza dos igarapés de Manaus é realizada diariamente. “A orientação do prefeito David Almeida e do secretário Altervi Moreira é deixar todos os igarapés limpos, e é isso que estamos fazendo aqui no igarapé do Gigante”.

\"\"
Foto: Divulgação/Semulsp

Essa ação é fruto da parceria com a Yamaha Motor, uma das fabricantes de motocicletas do Polo Industrial de Manaus (PIM) que promoveu o “Yamaha Day”, celebração solidária e social, durante o aniversário de 65 anos da multinacional.

“Como forma de comemorar o aniversário da Yamaha Mundial, que completa 67 anos, nada melhor do que realizar uma ação voltada para a sociedade, para o meio ambiente”, declarou Marcos Alves, consultor de negócios de Náutica do grupo Yamaha.

A ação contou com cem voluntários, entre trabalhadores da Yamaha, parceiros, fornecedores, clientes, fãs da marca, concessionária da Yamaha em Manaus e servidores da Semulsp. A marca já planeja realizar outras ações neste sentido em parceria com a prefeitura.

Para o local, foram deslocadas balsa, redes de contenção e equipes especializadas em limpeza de igarapés, além dos “Garis da Alegria” e servidores da educação ambiental, que orientaram moradores sobre o descarte correto dos resíduos.   

\"\"/
Foto: Divulgação Semulsp

Educação ambiental 

Além da limpeza e coleta de lixo domiciliar diária, a Semulsp, por meio da Comissão Especial de Divulgação da Política de Limpeza Pública (Cedolp), vem realizando campanhas e ações de conscientização em todos os bairros da cidade, porta a porta, e por meio de redes sociais e ampla mídia. Existe também o grupo “Garis da Alegria”, que colabora com a campanha, inclusive com ações nas escolas municipais e estaduais.

Coleta agendada

Para evitar que materiais de grande porte como sofás, camas e geladeiras sejam descartados irregularmente nos igarapés ou em vias públicas, a Prefeitura de Manaus segue com o serviço de coleta agendada de grandes objetos. O programa recolhe objetos de grande porte, que serão descartados e funciona por agendamento, realizado via aplicativo de mensagens ou ligação. Para utilizar o serviço, é necessário entrar em contato com a Semulsp, por meio do WhatsApp (92) 98415-9563 ou 98459-5618.

A população também pode contar com o serviço de coleta seletiva, coordenado pela Semulsp, que ocorre todos os dias. O cidadão pode separar os próprios resíduos recicláveis e levar até um dos 26 Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) mantidos pela Prefeitura de Manaus, em parceria com associações e grupos de catadores, que estão espalhados em 26 locais diferentes da cidade.

YAMAHA 1955 – JAPÃO

Quando a Yamaha surgiu no Japão em 1955, já existiam mais de 100 fabricantes de motocicletas no país. Isso motivou o fundador, Genichi Kawakami, a querer construir as melhores motos, com os preceitos de qualidade e inovação pulsando na alma para melhor satisfazer o cliente. \”Foi assim que conquistamos logo de largada posições de liderança em importantes competições de motociclismo e fomos aprimorando nossos produtos.

A marca está presente em cerca de 200 países fabricando uma vasta gama de soluções para mobilidade como: motos para neve, quadriciclos, carros de golfe, bicicletas elétricas, piscinas, geradores, helicóptero de controle remoto, dentre outros.

\"\"
Foto: Divulgação/Yamaha

YAMAHA 1970 – BRASIL

A Yamaha chegou ao Brasil em 1970, como a primeira fabricante de motocicletas do país. Sua fábrica está situada em Manaus e a parte administrativa em Guarulhos, num total de cerca de 3.000 colaboradores.

\”Atualmente, fabricamos motocicletas e motores de popa, e comercializamos os emocionantes Waverunners. Participamos de importantes competições locais que incentivam o motociclismo, gerando Kando: Motocross, Rally e Yamalube R3 Cup bLU cRU Cup, formando a equipe de fábrica mais vencedora do Brasil. Na náutica, também já conquistamos inúmeros títulos nacionais\”.

\"\"
Foto: Divulgação/Yamaha

A multinacional nipônica também conta com a Yamaha Serviços Financeiros que facilita a acessibilidade aos produtos. E, fruto da larga experiência logística no transporte, em 2017, foi fundada a Yamalog, uma empresa de logística sob medida às necessidades de clientes dos mais diversos segmentos.

Fotos: Divulgação/Semulsp e Yamaha

Entrevistas

Rolar para cima