Dólar valoriza 0,15% e Ibovespa fecha semana com recuo de 0,25%

Índice da B3 chegou a acumular ganhos de mais de 1% até a quinta-feira (9), mas queda de 1,38% desta sexta-feira inverteu sinal

O Ibovespa fechou em queda de 1,38% nesta sexta-feira (10), aos 103.618,2 pontos, revertendo a alta da semana, contaminado por Wall Street, em meio a preocupações com o setor bancário nos Estados Unidos e com dados do mercado de trabalho norte-americano mantendo na mesa a chance de um aperto monetário mais forte pelo Federal Reserve.

O mercado ainda digere dados do IPCA divulgados pelo IBGE, que mostraram alta de 0,84% do índice na comparação mensal, ficando acima das expectativas. No radar dos investidores também segue o noticiário envolvendo o novo arcabouço fiscal do Brasil.

Arezzo, Via, Magazine Luiza, CVC Brasil e Embraer também ocuparam as atenções, em meio a noticiário corporativo mais carregado. Ajustes também marcaram o último pregão da semana.

No acumulado da semana, o índice registra recuo de 0,25%. Até o pregão de quinta-feira, o balanço era de ganhos de mais de 1%.

Já o dólar fechou em alta de 1,32% nesta sexta-feira, cotado a R$ 5,208. Em uma sessão marcada pela aversão global a ativos de maior risco e com os investidores buscando a proteção da moeda norte-americana e reduzindo posições na bolsa de valores e em contratos futuros de DI.

Como a moeda norte-americana acumulava perdas na semana de 1,16% até quinta-feira, os participantes do mercado aproveitaram esta sexta-feira para corrigir posições e comprar divisas em níveis mais baixos, o que também impulsionou as cotações.

Na semana, a moeda acumula valorização de 0,15%.

A moeda norte-americana oscilou em alta ante o real durante toda a sessão. Logo cedo, conforme o diretor da assessoria de câmbio FB Capital, Fernando Bergallo, participantes do mercado aproveitaram os preços mais baixos –após os recuos ao longo da semana– para comprar a moeda norte-americana, o que deu força às cotações.

“Aqui mesmo no escritório houve muito movimento de compra de dólares. As cotações estavam atrativas”, comentou.

No mercado futuro, alguns agentes também aproveitaram para recompor posições compradas (de alta) na moeda norte-americana.

Na véspera, a moeda norte-americana à vista fechou o dia cotada a R$ 5,140, variação positiva de 0,03%. O Ibovespa fechou em queda de 1,38%, aos 105.071,19 pontos

O Banco Central fez neste pregão leilão de até 16 mil contratos de swap cambial tradicional para fins de rolagem do vencimento de 3 de abril de 2023.

Fontes: CNN / Reuters

Entrevistas

Rolar para cima