Edição 146

PoloDigital de Manaus 2025

Gerador de riquezas que passam pela fauna, flora Amazônica e pelo Polo Industrial de Manaus (PIM), o Estado do Amazonas vem se destacando também como gerador de tecnologia e de ecossistemas de informação. 

A consolidação e o fortalecimento da Associação Polo Digital de Manaus (APDM) é um dos caminhos que se apresentam para expandir, localmente, os ecossistemas de informação.

Hoje o setor possui mais de 8.500 empregos diretos, 40 institutos de ciência e tecnologia da informação, mais de 100 startups, além de hubs, coworkings, aceleradoras e novos atores que, ano após ano, vão surgindo e tornam o ecossistema mais maduro e pulsante.

O Amazonas, conforme pesquisa realizada pela Federação das Indústrias do Ceará, vem crescendo no Índice de Inovação dos Estados e já está em 8° lugar neste ranking. Na matéria de capa desta edição, PIM Amazônia mostra um pouco do ecossistema digital existente no Amazonas, e o seu potencial de agregar valor à economia do Estado.

Na seção entrevista, PIM Amazônia conversou com o presidente do Conselho Regional de Economia do Amazonas, Marcus Evangelista. Dentre os assuntos abordados, a Zona Franca de Manaus e os decretos de redução do IPI não poderiam ficar de fora, com destaque para a alíquota aplicada ao setor de concentrados de bebidas, que foi zerada para todos os fabricantes nacionais.

Em “Logística” a infraestrutura na região amazônica é pauta com a implantação da ferrovia que ligará o trecho entre o município de Sinop, no Mato Grosso, e Miritituba, no Pará, impulsionamento a exportação de grãos do centro-oeste utilizando o estado do Pará como rota estratégica, além de ampliar o potencial de escoamento de outras cargas (minérios, celulose, produtos siderúrgicos, cimento, containers etc.) pelo complexo logístico do Estado.

Juarez Filho

CEO BALPONTE

Entrevistas

Rolar para cima