Flextronics e Copag expõem boas práticas em processo e gestão no PQA 2022

BMW concorre na modalidade Processo no PQA 2022

A Flextronics da Amazônia Ltda, que já possui uma cultura de inovação implementada, apresentou na 23ª Mostra de Gestão e Melhorias da Qualidade do Prêmio Qualidade Amazonas (PQA) os resultados obtidos por meio do Projeto EMOS (Easy-to-Mount, Use-to-Scan), que contou com um equipamento rastreador de serviços que reduziu em até 80% os custos de novos equipamentos para a unidade de Sorocaba (SP), de acordo com o coordenador de Lean e Automação, Luan Folhadela.

Segundo Folhadela, o aumento de demandas da clientela gerou a necessidade de elevação da capacidade fabril da companhia, de sete para 14 linhas de produção em 60 dias, e ainda a necessidade de novos escaneadores para rastreamento de componentes, que aumentaram de nove para 24 unidades.

Para solucionar o problema, uma equipe de trabalho foi formada por técnicos de Tecnologia da Informação (TI), Sistemas e Lean, mais o Instituto de Inovação da Flex, para criação do equipamento de rastreamento. Segundo Folhadela, a solução do problema veio por meio de feedback dos clientes e funcionários mediante pesquisas.

“A Flex utilizou componentes encontrados no mercado, desenvolveu, em modelagem na impressora 3D, toda a estrutura de integração dos componentes e desenvolveu um sistema de integração das aplicações a um custo 80% menor do mercado”, disse Folhadela.

Atualmente, no Brasil, a Flex tem três fábricas de grande porte, com três institutos de tecnologia voltados para desenvolvimento econômico e social. Responde por 10% do faturamento global e emprega cerca de 10 mil colaboradores. No Polo Industrial de Manaus (PIM), a fábrica Flex tem 2,4 mil colaboradores.

Modelo de gestão

A Flex também concorre na modalidade Gestão. Segundo a diretora de operações, Valéria Valente, é importante desenvolver a estratégia na gestão organizacional baseada na cultura da empresa, ponto de partida para o delineamento dos processos e de como devem ser atingidos os seus objetivos.

“A Flex tem isso muito forte, e o mais importante, toda essa estratégia, e ela vem do corporativo, é disseminada em todos os níveis. Isso facilita para que todos estejam envolvidos e engajados com o mesmo objetivo”, disse a diretora de operações.

“Não é uma tarefa fácil repassar aos mais de dois mil colaboradores todos os processos realizados na empresa, mas é uma tarefa que faz parte do nosso dia a dia: capacitar as pessoas, fazer com que estejam continuamente engajadas e motivadas a aprender, é parte desse processo, então não é uma tarefa fácil, mas é muito boa de fazer, porque no final do dia, você ver o resultado, afirma Valente.

De acordo com a gestora, entregar um produto com qualidade, no prazo e atendendo as expectativas do cliente, é a recompensa. A satisfação do cliente é medida por meio de pesquisa de satisfação, que avalia de zero a 10 todo o processo realizado pela empresa.

Para repassar todos os direcionamentos de política, novidades e projetos aos colaboradores, de acordo com Valente, são realizadas trimestralmente reuniões com toda a fábrica, com diversas sessões que cobrem todos os turnos, além de reuniões diárias com os gestores.

Copag reduz custos e aumenta produtividade

A equipe da empresa Copag da Amazônia S.A apresentou o projeto Unificação de Formas em um Cartão e Redução de Entradas de Máquinas. Segundo Laysa Silvestre, assistente de excelência operacional, houve uma redução de R$ 40 mil nas áreas que utilizavam esses tipos de componentes.

As melhorias foram realizadas em dois itens (deck e caixa unitária) que compõem um box. O problema apresentado pela Copag era o tamanho da folha, que não permitia imprimir dois decks completos de alguns jogos. Sendo assim, a equipe de P&D aumentou a capacidade de corte em 7%, desenvolvendo um cartão com dimensão 8% maior.

Além de aumentar a capacidade produtiva de impressão e corte de mais cartas (dois decks completos) por folha, e aumento de disponibilidade e redução de tempo de entrega, o projeto trouxe ganho financeiro para a unidade – devido ao menor custo nos processos (considerando as entradas de máquina), redução de riscos de mistura de itens durante o armazenamento, com maior confiabilidade na composição do produto, devido a redução de manuseio, e ainda, Lead Time de produção menor: redução de setups e atividades, e do tempo de entrega do produto ao cliente final.

Como parte da mostra, a empresa BMW Manufacturing Indústria de Motos da Amazônia apresentou o projeto de Implantação de um Novo Layout de uma Linha de Montagem de Motocicleta, que concorre na modalidade Processo no PQA 2022.

BMW concorre na modalidade Processo no PQA 2022. Foto: Divulgação/Fieam

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