Midea de Portas Abertas à sociedade

Líder na produção de condicionadores de ar, a empresa faz parte do programa de visitações da Superintendência da Zona Franca de Manaus

Por Laura Freitas

Lançado oficialmente na 302ª reunião do Conselho Administrativo da Suframa (CAS), o projeto industrial e turístico “Zona Franca de Portas Abertas” abrange 11 empresas que aderiram ao projeto até o momento, entre elas, a Midea Carrier, empresa de condicionadores de ar com planta fabril em Manaus.

O projeto “Zona Franca de Portas Abertas\” é coordenado pela Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) e visa estimular o que pode ser considerado como turismo corporativo no Polo Industrial de Manaus (PIM).

Através de visitas monitoradas e em grupo, o modelo Zona Franca deve ser mais amplamente divulgado. Esta nova possibilidade tende a incentivar a valorização deste importante setor econômico da região e instigar em estudantes e na sociedade o interesse pela área.

Resultado da fusão entre uma empresa chinesa e uma empresa americana, a Midea Carrier tem presença no Brasil desde 2011 com duas fábricas instaladas no país, localizadas nos estados do Amazonas e Rio Grande do Sul. Em Manaus são produzidos ar-condicionados e microondas. Em Canoas, ar-condicionados maiores. A presença originária da empresa se estende em todo o mundo e tem como referência a produção de ar-condicionado e air frayer.

No ano de 2021, a Midea Carrier se destacou com a 3ª posição no ranking Great Place To Work – Região Norte. Seus métodos de gestão humana foram bem avaliados, impactando diretamente no bem-estar mental e eficiência dos colaboradores. Dentre as práticas de destaque existe o que é conhecido como reuniões em formato Talk Show, Programa Educação, Comportamentos Vencedores, entre outros.

Reuniões Talk Show

Uma vez por mês, existe o conhecido CEO Talks, por meio do qual, o presidente da empresa para a América do Sul, Felipe Costa, faz transmissão para a grande maioria dos colaboradores. Junto de convidados específicos dos setores de vendas, operações, marketing, entre outros, são apresentados os principais indicadores, iniciativas, projetos, pontos críticos e alinhamentos gerais para todo o público interno da Argentina, Brasil e Chile. Sempre com a presença de um convidado de uma área diferente.

\"\"
O programa Líder Talks é considerado um canal de comunicação direto, transparente e rico em informação. Foto: Ageu Valadares/Revista PIM

Os gestores da Midea também exercem um papel importante de mediação da informação com a linha de base da produção. O chamadoLíder Talks discute mensalmente pontos específicos com os operadores de produção por meio do mesmo método do CEO Talks quanto aos dados expostos e convidados de diferentes áreas. É considerado um canal de comunicação direto, transparente, rico em informação e feito de forma informal.

Uma cadeia de relações é feita, onde todas as informações são repassadas, chegando até o operador de montagens por meio de políticas de transmissão que passam pelos supervisores de produção e outros facilitadores. Uma reunião geral com eles é feita trimestralmente. 

Outro ponto forte também da empresa é a oportunidade de avanço interno, por meio de promoções, contrabalanceadas com admissões externas também. Em programas como o Líder Talks, por exemplo, é possível ver relatos de pessoas que cresceram graças às oportunidades estabelecidas aos colaboradores.

Programa Educação e aperfeiçoamento profissional

\"\"
Recepção da fábrica, em Manaus. Foto: Ageu Valadares/Revista PIM

O investimento em educação é algo muito presente nas políticas de gestão da Midea. Bolsas de estudo relacionadas a cursos de idiomas e interesses de aperfeiçoamento na empresa são concedidas no valor de até 100% da mensalidade. Para concorrer ao benefício, os critérios são simples e costumam exigir que o colaborador esteja há pelo menos um ano trabalhando para a empresa.

O benefício abrange praticamente todas as fases de ensino superior, ao passar por graduação, pós, MBA, e até mestrado. Trata-se de oportunidades que se estendem amplamente, e são válidas para gerentes, supervisores, coordenadores e facilitadores.

Luciano Moraes, colaborador há 30 anos na empresa, é resultado dos incentivos acadêmicos e profissionais que a Midea lhe proporcionou. Começando no Rio Grande do Sul como chefe de operação de produtos, hoje é gerente industrial em Manaus. “Eu sou um exemplo deste ambiente favorável para crescimento interno na minha época e, podemos ver que se trata de uma prerrogativa durável até hoje”, conta Luciano, que se graduou, fez pós e MBA por meio do auxílio educação.

Demanda e produção na pandemia

\"\"
O investimento em educação é algo muito presente nas políticas de gestão da Midea. Foto: Ageu Valadares/Revista PIM

Em relação à produção, ao contrário do esperado, durante a pandemia houve um aumento no número relacionado a eletrodomésticos e ar-condicionados, dadas as recomendações de “ficar em casa” que alavancaram a necessidade destes produtos. Adaptações foram feitas de forma a conciliar a saúde dos colaboradores junto da produção fabril, constante e crescente.

“Sentimos bastante em relação à saúde dos colaboradores, mas todas as providências necessárias foram tomadas para que o impacto não fosse maior e não houve nenhuma vítima fatal no nosso quadro de colaboradores. Todo o processo de gestão foi trabalhado para melhor atender a todos”, destaca Clóvis Leite, plant manager sênior em Manaus.

O grande desafio foi manter ou aumentar a produção, de acordo com a necessidade, agora com os novos protocolos de distanciamento que priorizavam a saúde do trabalhador. A produção não foi paralisada por completo, mas reduzidas e intercaladas suas fases produtivas.

A questão da Covid-19 acelerou a tendência de flexibilidade no trabalho. E quando se temia que uma nova dinâmica fosse prejudicial para as relações de trabalho, foi então que ela passou a ser considerada benéfica. Na nova realidade, as ferramentas online assumiram o papel de um instrumento de aproximação também nas relações de trabalho.

Portanto, na Midea, atualmente é possível verificar a permanência da possibilidade, em caso de necessidade, do trabalho home office como pilar de uma gestão satisfatória graças aos resultados positivos alcançados.

Produtividade a médio e longo prazo

A inovação está no DNA da empresa. Buscando maior produtividade, melhorias no ambiente de trabalho e alcance de metas que vão de 2 a 3 dígitos, os objetivos são constantes e mudam com frequência.

Uma grande novidade neste ano é o formato de avaliação individual dos colaboradores da produção à semelhança dos administrativos. Ao final do ano, inclusive, são eleitos os top performances, cuja avaliação leva em conta várias métricas de desempenho e alcance de metas pessoais de cada colaborador.

“Manter-se consolidada como líder na produção de objetos de refrigeração e ganhar market share na linha de eletrodomésticos são alguns de nossos principais objetivos”, conclui Leite, trazendo ênfase ao que seria parte da visão da gestão da Midea Carrier no Amazonas.

Entrevistas

Rolar para cima