Roraima conclui 1ª fase da nova infraestrutura do Distrito Industrial

O Distrito Industrial possui mais de 150 empresas e gera em torno de quatro mil empregos diretos e indiretos

Por Geilso Pinho / Secom-RR

A primeira etapa dos serviços de infraestrutura executados pelo Governo do Estado no Distrito Industrial Aquilino Mota Duarte, zona Oeste de Boa Vista, foi concluída. A rua Parque Industrial, via paralela à BR-174, foi duplicada e recebeu 2 km de pavimentação e diversas melhorias.

O Distrito Industrial possui mais de 150 empresas e gera em torno de quatro mil empregos diretos e indiretos. O secretário de Infraestrutura e vice-governador, Edilson Damião, destacou que a urbanização atende as demandas dos empresários e da população que circula e mora na região.

O governador Antonio Denarium destacou a importância da obra para o desenvolvimento da indústria roraimense. “Há décadas, as empresas que ocupam os lotes no Distrito Industrial reclamam da infraestrutura precária. A nossa gestão está mudando essa história. Concluímos essa etapa da obra, mas antes, regularizamos os lotes com a entrega de títulos definitivos, dando segurança jurídica para essas empresas. Ou seja, as ações do Governo têm sido essenciais para a potencialização do setor industrial”.

O secretário de Infraestrutura e vice-governador Edilson Damião acompanhou essa etapa da obra. “É uma reclamação antiga da população, principalmente dos industriários daquela região. Então, na rua paralela à BR-174, nós fizemos o trabalho de drenagem. Fizemos toda pavimentação e toda terraplanagem. Agora finalizamos com a construção de calçadas, meio-fio, sarjetas e inclusive com uma ciclovia que vai garantir mais segurança. Por muito anos, aqueles industriários não puderam nem chegar aos seus locais de trabalho, assim como os funcionários, e agora temos uma rua ali completamente pavimentada’’, contextualizou Edilson Damião.

PRIMEIRA ETAPA

Para esta primeira etapa, foram investidos cerca R$ 9,5 milhões. As obras foram realizadas a partir de recursos de um convênio com a Suframa (Superintendência da Zona Franca de Manaus), recursos próprios do Governo do Estado e contou com emendas da bancada federal e emenda individual do senador Mecias de Jesus. Os serviços foram realizados no trecho entre o Distrito Industrial (a partir do 5º Distrito Policial) e segue até a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), totalizando 2 quilômetros.

Além das melhorias para os trabalhadores e empresários com instalações no local, a primeira etapa de infraestrutura vai beneficiar moradores dos bairros da adjacência. Como é o caso do autônomo Clauber Silva, de 45 anos, morador do bairro Bela Vista, que pratica ciclismo nas horas vagas. De acordo com ele, que passou a utilizar a recente via pavimentada para a prática de atividade física, a estrutura vai beneficiar a todos.

”Aqui era triste. Era buraco, barro e lama. Muito triste aqui para população aqui, principalmente para quem trabalha aqui no distrito, pessoal que trabalha era muito triste.  Agora o negócio ficou top. Está de parabéns o Governo [do Estado], que fez aqui. Achei muito boa a qualidade do asfalto, a calçada boa e a ciclovia também. Essa parte está de parabéns o Governo, tudo de bom, e que continue assim trabalhando pelo povo”.

SEGUNDA ETAPA

Os serviços de drenagem da segunda etapa do projeto de infraestrutura foram iniciados em 12 ruas do Distrito Industrial. Esta etapa, orçada em R$10.830.590 milhões, tem emenda do senador Mecias de Jesus, por meio de convênio com a Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam) e recursos do Tesouro Estadual. As ruas desta segunda etapa também contarão com serviços de drenagem e pavimentação asfáltica.

Serão cerca de 5 km de pavimentação nas ruas José Aires Leitão, Hildegardo Bantim, Irmã Noêmia Amazônia, Amazonas Brasil, Eurides Marcellaro, Jorge Caçapava, Anísio Ferreira, DI-1, DI-16, DI-X2, DI-X e DI-X3. A previsão de término das obras da segunda fase ficou definido para outubro deste ano. De acordo com o secretário-adjunto da Seinf, Emerson de Paula, a Secretaria elabora o projeto da terceira fase do projeto de infraestrutura, que ampliará o número de ruas e avenidas que serão pavimentadas no Distrito Industrial.

“E agora, a gente está dando início a etapa da fase II do Distrito [Industrial]. Onde está contemplada, justamente, drenagem e a pavimentação de ruas secundárias, que vão atender também os demais proprietários de terrenos do distrito, que estão mais afastados da avenida principal. E temos mais uma etapa, que estamos em projeto, que será para concluir totalmente o asfalto do Distrito. Essa etapa a gente quer lançar ela para licitação até ao final do mês de abril, que será o que definitivamente vai acabar com todos os problemas de ruas e avenidas que não asfaltadas ou estão danificadas devido ao uso de muitos anos sem manutenção’’.

Entrevistas

Rolar para cima