Um ano após lançamento, Prefeitura de Manaus mantém projeto ‘Mais Distrito’ na gaveta

O projeto foi apresentado oficialmente em 2022 pela Prefeitura de Manaus

Por Waldick Júnior

Anunciado em fevereiro do ano passado, o ‘Mais Distrito’, série de projetos urbanísticos e arquitetônicos para o Polo Industrial de Manaus, continua na gaveta. Planejado pela Prefeitura de Manaus para ser tocado em parceria com a Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), o pacote de obras ainda não tem fonte de recursos.

Embora já tivesse sido pauta de reuniões da gestão municipal com a Suframa em 2021, o Mais Distrito foi apresentado oficialmente ao público em 2022, na 302ª Reunião Ordinária do Conselho Administrativo da Suframa (CAS). O encontro foi realizado dias antes do aniversário de 55 anos da Zona Franca, celebrado em fevereiro.

Na ocasião, o prefeito David Almeida (Avante) informou que os projetos estavam sendo finalizados pelo Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb). Em seguida, a gestão municipal e a Suframa assinariam um ‘termo de intenções’ para dar seguimento às obras.

Mais de um ano após o lançamento, a revista PIM Amazônia procurou o Implurb e foi informada que a série de projetos está “no aguardo das definições administrativas e políticas para a Suframa”, após a mudança na gestão federal.

“A autarquia federal segue com um superintendente interino. Após as definições, a Prefeitura espera que ocorra avanço e buscas de linhas de financiamento do Governo Federal para a construção dos projetos”, disse o Implurb, em nota.

O órgão municipal não mencionou o ‘termo de intenções’, previsto para ser assinado pela Prefeitura e Suframa, ou tentativas de contato com o atual superintendente interino da Suframa, Marcelo Pereira. Segundo o Implurb, enquanto as obras arquitetônicas não saem do papel, a gestão municipal finalizou o asfaltamento das ruas e avenidas do PIM.

Responsável pelas obras a serem tocadas na cidade, a Secretaria municipal de Infraestrutura (Seminf) disse à reportagem que não dispõe de informações sobre o projeto e sugeriu contato com o Implurb. Por sua vez, a Suframa ressaltou que o Mais Distrito é coordenado pela Prefeitura de Manaus e recomendou contato com a gestão municipal.

De acordo com o superintendente interino da Suframa, Marcelo Pereira o projeto Mais Distrito foi idealizado com o apoio da gestão passada, no comando do General Polsin, e que segue com total apoio da autarquia.

“Este é um excelente projeto para o Polo Industrial de Manaus e nós estamos a disposição para dar seguimento em qualquer tipo de tratativa que a Prefeitura por meio do Implurb precisem. Os técnicos da Suframa estão a disposição para qualquer tipo de necessidade que a Prefeitura tenha para dar seguimento no projeto. Inclusive a superintendência interina está a disposição para buscar os recursos na esfera federal, e nos colocamos a disposição para fazer essa interlocução junto aos ministérios pertinentes, para que o projeto evolua”, ratifica.

Sobre o projeto

Desenvolvido pela Prefeitura de Manaus por meio do Implurb, o Mais Distrito é o nome de uma série de projetos arquitetônicos e urbanísticos planejados para o Distrito Industrial. A estimativa da gestão municipal é que as intervenções alcancem uma área de 152 mil metros quadrados.

Foram projetados um Museu da Indústria, a reforma do tradicional calçadão do Distrito Industrial com inclusão de um parque linear e playground temático; uma arena de robótica; a reforma e reestruturação da área esportiva; quiosques repaginados; e um ‘Truck Park’, estacionamento para cargas com praça de alimentação, posto de combustível, restaurantes, borracharias, auto peças, supermercado e outras operações.

Entrevistas

Rolar para cima